

- Município
- Viver
- Vale de Cambra
- Documentação Online
- Área Económica e Financeira
- Avisos e publicações
- Consultas de discussão pública
- Contratos
- Orçamento
- Outros procedimentos concursais
- Plano de prevenção de risco de gestão
- Planos e Relatórios
- Recursos Humanos
- Regulamentos Municipais
- Relatórios Reclamações/Sugestões
- Sessões da Assembleia Municipal
- Reuniões de Câmara Municipal
- Direito de oposição
- Protocolos e Contratos
- Formulários
- Hasta Pública
- Serviços Municipais
- Ação Social
- Instituições de Apoio Social
- Instituições de Apoio Social
- Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente
- Centro de Promoção Social e Cultural de Junqueira
- Centro Social Paroquial da Freguesia de Arões
- Centro Social Paroquial S. João Batista de Cepelos
- Centro Social Paroquial de S. Pedro de Castelões
- Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa/Núcleo de Vale de Cambra
- Fundação Luiz Bernardo de Almeida
- FOCUS
- Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra
- Apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Pedidos de Apoio Técnico
- Instituições de Apoio Social
- Rede Social
- Projetos I Respostas I Parcerias
- Atendimento e Acompanhamento Social
- Instrumentos de Planeamento Social
- NLI - Núcleo Local de Inserção
- Instituições de Apoio Social
- Água e Saneamento
- Cultura
- Desporto
- Associativismo
- Emprego & Formação
- Juventude/Tempos Livres
- Educação
- Florestas
- Obras municipais
- Saúde
- Urbanismo
- Gabinete de Veterinária
- Metrologia
- Ambiente
- Habitação
- Ordenamento do Território
- Mobilidade e Transportes
- Ação Social
- Visitar
- Investir
-
Início
- Lendas Mil: Património é palco da valorização turística e cultural locais
Lendas Mil: Património é palco da valorização turística e cultural locais

Espetáculos e concertos sobem a palcos nunca antes imaginados. Oficinas de expressão dramática, música e dança vão beber inspiração às lendas e tradições das nossas aldeias. Nos sítios mais improváveis há uma manifestação artística. Assim é o “Lendas Mil”, um projeto cultural liderado pela ADRIMAG, e que desde o primeiro momento o município de Vale de Cambra abraçou em nome de toda uma expressão cultural que é feita de lendas, de tradições e da riqueza da memória coletiva, num processo de valorização turística e cultural nunca antes referenciado.
O projeto da ADRIMAG é realizado em parceria com os municípios de Arouca e Vale de Cambra e com a Academia de Música de Castelo de Paiva dando relevância aos diferentes espaços patrimoniais, naturais e culturais de cada um dos concelhos. Para a realização de cada um dos eventos entram os grandes protagonistas destas “Lendas”: grupos locais e grupos de prestígio nacional.
Tratam-se pois, de eventos programados em rede, e Vale de Cambra recebe já os dois primeiros a 2 e 3 de outubro de 2021 na aldeia de Trebilhadouro (Rôge), passando depois pela aldeia da Felgueira (16 e 17 de outubro de 2021) e aldeia da Pontemieiro (13 e 14 de novembro de 2021). O projeto, esse, decorrerá até ao próximo ano de 2022 com muita criação e cultura a acontecer.
O mote são as lendas, contos, tradições, e excertos da história mais relevantes destes municípios que transformarão em autênticos palcos as suas aldeias e monumentos classificados, edifícios antigos com relevância histórica, e pontos de interesse turístico e cultural inseridos em espaços classificados da Rede Natura 2000 e Rede Mundial de Geoparques da UNESCO. O projeto é co -financiado pelo NORTE2020.
Com o objetivo de dinamizar as aldeias classificadas e suas comunidades, através do seu envolvimento na criação cultural em torno das lendas e histórias locais, o projeto “Lendas Mil” pretende ainda aumentar o número de visitantes ao território, através da criação de oferta cultural diferenciadora capacitando os agentes culturais locais, através de intercâmbios culturais, em torno das tradições de cada aldeia.
Saiba mais e siga todas as informações sobre o “Lendas Mil” em:
- Facebook Vale de Cambra Comunica
- www.lendasmil.pt