Apoio ao Emprego: Vale de Cambra dinamiza ações para empresários

14 Julho 2022

"Medida Compromisso Emprego Sustentável” e "Prémio ao Emprego – Estágios ATIVAR” foram as medidas apresentadas no Encontro com Empregadores subordinado ao tema “Contratação de Desempregados: medida(s) de apoio à contratação”. No atual contexto de incertezas, mas também de enormes desafios é importante informar os empregadores de que existem apoios para que possam contratar e gerar mais emprego. Foi o que fez o IEFP que, em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e o Vale + Social, promoveu a sessão de trabalho integrada no “Employer’s Days”.

Os temas foram abordados por Anabela Martins e Marisa Gomes, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga – Serviço de Emprego de São João da Madeira, no âmbito da atividade de promoção do Dia do Empregador.

A ação foi dinamizada através da estreita parceria entre a Câmara Municipal de Vale de Cambra – Gabinete de Inserção Profissional, o I.E.F.P. e o CLDS 4G Vale + Social, perante uma plateia constituída por duas dezenas de interessados e participativos empresários, Instituições de Solidariedade Social e autarquias locais.

Contando com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, António Alberto Gomes que presidiu à abertura dos trabalhos, e que agradeceu a cooperação entre entidades, destacou o fundamental papel do Gabinete de Inserção Profissional - GIP no contexto local e regional, chamando a atenção para a existência de apoios que potenciam a colocação de quadros nas empresas e que, consequentemente, facilitam a cooperação no crescimento empresarial local devendo ser "aproveitados ao máximo".

O autarca frisou desta forma, que "todas as possibilidades de financiamento e apoio ao desenvolvimento são bem vindas e devem ser aproveitadas”, destacando aí a objetivação de parcerias com o IEFP e com o CLDS Vale + Social “para a concretização de medidas tão pertinentes para as nossas empresas”.

Os assuntos em cima da mesa pretenderam dessa forma, promover o acesso ao emprego; o combate ao desemprego e a estimulação de contratação de desempregados.
A promoção da qualidade do emprego, incentivando vínculos laborais mais estáveis e a fixação de salários adequados ou a existência de prémios para as entidades que celebrem contratos de trabalho por tempo indeterminado foram assuntos que suscitaram o interesse dos participantes.

Toda a informação dos programas de apoio e respetivas candidaturas poderá ser consultada através do site do IEFP: www.iefp.pt , sendo que o GIP de Vale de Cambra está diariamente, disponível para esclarecer dúvidas e questões sobre este e outros assuntos.

Juntos, geramos emprego e qualidade de vida para as populações.