Santo António trouxe milhares de pessoas a Vale de Cambra

15 Junho 2022

Ao longo de cinco dias, entre 9 e 13 de junho, passaram pelo centro de Vale de Cambra milhares de pessoas. As Festas do Município e de Santo António retomaram em grande, e uniram a Tradição e a Cultura numa organização da Câmara Municipal de Vale de Cambra que regista com balanço altamente positivo aquelas que são as maiores Festas Populares e Religiosas da região.

O ponto alto das Festas do Município e de Santo António foram, como sempre, as tão aclamadas Marchas Populares que, na noite de 12 de junho, levaram às principais artérias da cidade milhares de pessoas que vibraram com as quatro marchas - Fundação Luiz Bernardo de Almeida; Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra; ACREC e Centro Social e Paroquial de São Pedro de Castelões num total de 470 marchantes (225 adultos e 245 crianças). A seguir ao desfile seguiu-se o grandioso fogo-de-artifício (com a duração de 15 minutos) e o baile.
A 13 de junho, dia de Santo António, padroeiro de Vale de Cambra, a saída da majestosa procissão que se seguiu à eucaristia, levou ao centro da cidade a vertente religiosa das Festas do Município, numa manifestação de fé e devoção que há muito não se via.
“Vale de Cambra pôde ter, finalmente, as Festas de Santo António e elas não poderiam ter regressado da melhor forma. Foram dias magníficos que nos alegraram, em que as pessoas puderam sair à rua, e reviver intensamente esta retoma das Festas com a tradição, com as Marchas Populares, com os concertos, com a majestosa procissão, e no fundo, com toda a animação e alegria que este evento proporciona. Particularmente estou muito satisfeito com os dias que vivemos e com a estrondosa massa humana como há muito não se via na nossa cidade”, destaca o Presidente da Câmara Municipal em jeito de balanço.

Mas o cartaz das festas só ficou completo com um conjunto de concertos que trouxeram a Vale de Cambra nomes como: David Carreira, Quim Barreiros, Ricardo Azevedo, ou Sílvia Lages numa Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite completamente repleta.
As Festas do Município integraram ainda aquele que assinalou este ano a sua 12.ª edição e que também já é uma tradição no evento: o Encontro Nacional de Veículos Antigos, organizado pelo Clube Kreidler de Portugal e que reuniu quase duas centenas de automóveis.

Este ano, a Câmara Municipal apresentou uma “inovação” para as Festas que também se saldou pela positiva, com elogios e a adesão de miúdos e graúdos: o Espaço Jovem. Pensado para promover essencialmente, iniciativas dedicadas especificamente ao público mais jovem, o “espaço” teve – ao longo de três dias – atividades que iniciavam à tarde e prolongavam-se até à hora dos concertos no palco principal.
Partilha, animação, e identificação, bem como a promoção de novos talentos e valores locais, houve um pouco de tudo: espetáculo de magia, sunsets com música, concertos, dança, oficinas de pintura e de alimentação vegetariana e, inclusive, stand up comedy.

As Festas do Município e de Santo António integraram ainda, eventos culturais descentralizados: na Biblioteca Municipal com o Encontro Intergeracional “À conversa com Santo António”; a exposição ao ar livre intitulada “Símbolos da Fé Antoniana” e, já no Museu Municipal a mostra relativa às Bandas Filarmónicas do Concelho, denominada de “Filarmonia Cambrense”, em parceria com a Sociedade Artística da Banda de Vale de Cambra e a Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense. Foram estas duas bandas locais que encerraram precisamente, as Festas do Município e de Santo António. Com o já habitual convite da Câmara Municipal, as Bandas desfilam pelo centro da cidade e atuam em conjunto num magnífico concerto.

Em suma, saldo altamente positivo para as Festas do Município e de Santo António que são uma jóia do concelho de Vale de Cambra, das suas manifestações e tradições, levadas a cabo pela Câmara Municipal que se congratula por mais esta realização.