Isenção de Tarifas de Disponibilidade da Água para os Mais Afetados

08 Fevereiro 2021

Atenta às consequências da pandemia covid-19 na vida das pessoas, a Câmara Municipal continua a aplicar medidas que aliviem os encargos das famílias e das empresas. A autarquia isenta assim, tarifas de disponibilidade da fatura da água, minimizando os prejuízos daqueles que se vêm mais abalados. “Em 2020, o município de Vale de Cambra já fez um esforço para ajudar a comunidade empresarial e as famílias, perspetivando-se agora um cenário sócio-económico mais gravoso que o verificado no ano passado, atendendo ao aumento brutal dos números diariamente divulgados pelas autoridades de saúde”, destaca José Pinheiro, Presidente da autarquia valecambrense.

“Considerando que a terceira vaga da pandemia Covid-19 está a obrigar novas medidas de contenção, com graves implicações na vida das pessoas, mas também no comércio, serviços e industrias estamos evidentemente preocupados com os efeitos que serão evidentes, a curto prazo, nos rendimentos das famílias e receitas das empresas”, sublinha o Presidente da Câmara.

O conjunto de novos apoios ligados aos serviços de abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos foi aprovado na última reunião de câmara.
Benefícios esses que poderão ser prolongados em função da evolução da pandemia no nosso país.

• Medidas:

- isentar o pagamento das tarifas de disponibilidade, durante dois meses, dos serviços de água, saneamento e resíduos para os consumidores domésticos que comprovem a diminuição do rendimento do agregado familiar em 30% ou mais, face aos últimos meses de 2020;

- isentar o pagamento das tarifas de disponibilidade, durante dois meses, dos serviços de água, saneamento e resíduos para os consumidores não domésticos - comércio, serviço e indústrias – que, comprovadamente, tenham encerrado total ou parcialmente, motivado por decreto do governo, determinação legislativa ou administrativa ou que tenham tido uma quebra abrupta de faturação no mínimo de 40% em relação ao mês de dezembro de 2020.

Estes pedidos podem ser efetuados por requerimento próprio, que está disponível no serviço de atendimento ao munícipe (Edifício Municipal) nesta fase a funcionar de forma condicionada, ou no site do município: www.cm-valedecambra.pt – acedendo aos formulários (homepage).

Juntamente com a fatura do mês de janeiro, todos os consumidores serão informados destas medidas de apoio e do modo como proceder para requerê-las.