Foto Sousa: Registos Fotográficos, disponíveis para consulta

livro_registo_1
album_1
09 Maio 2019

O projeto “Foto Sousa: Registos Fotográficos” está concluído, traduzindo-se na disponibilização ao público das séries documentais Álbuns e Livros de Registo de Clientes pertencentes ao fundo fotográfico Foto Sousa. A consulta pode ser efetuada via online através da base de dados do Arquivo Municipal, clicando aqui: http://arquivo.cm-valedecambra.pt/index.php/

O projeto, financiado pelo Programa Iberarchivos, teve como objetivo o restauro, a preservação, a valorização, a divulgação e a acessibilidade por parte dos cidadãos de um património único. São duas séries documentais, uma constituída por 27 livros de registo de clientes, contendo 63.639 clientes e outra por 4 álbuns, contendo 12.674 fotografias a preto e branco, datadas entre 1926 e 1994 e relacionadas entre si.

Devido ao manuseamento que a documentação teve ao longo de quase 100 anos, a degradação era profunda, pelo que a sua consulta estava condicionada - é um conjunto documental importante para a memória social e coletiva com grande interesse para investigação científica no contexto da evolução da fotografia no século XX. Possui informação relevante, sobre várias temáticas, como seja a emigração ao longo do século passado para a América do Sul, mais concretamente para o Brasil.

Os trabalhos desenvolvidos para a recuperação da documentação e respetiva consulta dividiram-se nas seguintes fases: restauro (higienização, planificação, consolidação de fotografias, substituição de capas, reparação de folhas danificadas); digitalização de toda a documentação; registo/descrição de todos os documentos na base de dados do Arquivo Municipal, de acordo com as normas internacionais, associando a respetiva imagem a cada registo.

secretariaregionaliber iberarquivosagenciaespanhola