Turismo: Vale de Cambra avança com Plano Estratégico

Jorge Costa, do IPDT
Sessão Pública de Recolha de Contributos
Mónica Montenegro e Jorge Costa do IPDT, José Pinheiro - presidente da CMVC e Artur Jorge Ferreir...
Sessão Pública de Recolha de Contributos decorreu nos Paços do Concelho
Sessão Pública de Recolha de Contributos
Mónica Montenegro do IPDT, apresentou os primeiros resultados do diagnóstico já desenvolvido
José Pinheiro, Presidente da CM de Vale de Cambra
11 Abril 2019

O Município de Vale de Cambra promoveu uma sessão pública de recolha de contributos para o Plano Estratégico de Desenvolvimento e de Marketing Turístico no passado dia 5 de abril, e que marca o “arranque” de um projeto consistente e que pretende colocar Vale de Cambra num caminho de crescimento e afirmação turística.

O projeto do PEDMT - Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico está a ser desenvolvido pelo IPDT - Turismo e Consultoria e vai definir um conjunto de estratégias com vista ao crescimento do turismo, enquanto ferramenta de dinamização da economia do território e a qualificação e desenvolvimento sustentáveis do setor.
Para isso, o Município quis ouvir, antes de tudo, as entidades e agentes turísticos do território – desde a restauração ao alojamento, das agências de viagens ao comércio tradicional, de agentes de animação turística a associações desportivas e culturais - para promover um plano “da comunidade e para a comunidade”, que está a ser desafiada a dar o seu contributo nesta matéria.
Organizar a oferta turística, criar atratividade, atrair mais investimento, unir os diferentes agentes em torno de uma causa comum como é a promoção e defesa do território, fixar a população, desenvolvendo consequentemente a economia são pois, os principais objetivos do trabalho que já está no terreno, conhecendo a realidade e auscultando as diferentes forças vivas ligadas diretamente ao setor, mas também à sociedade.
“Estamos hoje no patamar que nos permite dar um passo em frente. Este executivo já desenvolveu muitas ações e iniciativas para a promoção do nosso território e da marca Vale de Cambra, o Vale Mágico, mas precisamos de uma estratégia que nos permita congregar os esforços e irmos mais além”, destaca o Presidente da Câmara.
José Pinheiro enumera um conjunto de projetos “desde a criação da marca Vale Mágico, passando pelo Centro Interpretativo da Serra da Freita, a Casa da Broa de Paraduça, o Ecotrilho do Teixeira no qual também somos parte integrante, o investimento realizado nas nossas aldeias, a dinamização dos próprios percursos pedestres, entre outros investimentos na zona urbana, como é o caso das Ciclovias” como medidas tomadas em prol do desenvolvimento e promoção de Vale de Cambra, contudo reconhece que “temos que apanhar o comboio deste boom turístico que o país esta a viver. Vale de Cambra também vai afirmar-se no setor turístico nacional”, afirma José Pinheiro.
Até ao momento já foram entrevistadas 35 pessoas, sendo que até ao final desta pesquisa totalizarão perto de 70 as entrevistas realizadas individualmente pela equipa que está a trabalhar o processo.
O calendário aponta para o mês de junho, como a altura em que o Plano Estratégico será apresentado publicamente, e até final do ano conta-se que as ações definidas estejam em fase de implementação.