Vale de Cambra baixa taxas de construção

08 Janeiro 2018

Atenta à situação das famílias e das empresas, procurando fomentar a dinâmica da economia e a fixação de negócios e população, a Câmara Municipal de Vale de Cambra aposta agora na redução significativa da taxa municipal de urbanização e das taxas de compensações associadas aos novos pedidos de construção para habitação, industria e comércio.

Trata-se de uma proposta apresentada pelo Vereador do Pelouro das Finanças e Vice-Presidente da Autarquia, António Alberto Matos Gomes, que garante uma redução na média dos 70% para as taxas aplicadas na vertente da construção.
A redução das taxas implica assim, uma alteração ao RMUE – Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação, para entrar em vigor já durante o primeiro semestre de 2018.
“A dinâmica económica de crescimento e progresso do nosso concelho faz-se com políticas fiscais que beneficiem as famílias e as empresas. É este o nosso caminho e a nossa principal aposta: apresentar propostas que vão ao encontro das maiores expetativas de quem cá está e de quem possa vir a instalar-se no município e apostar no nosso território. E essas expetativas passam por políticas que cativem e que incentivem, tal como estamos a fazer agora com esta grande redução das taxas de urbanização e edificação”, refere o vice- presidente da Câmara.
Ainda no que respeita ao Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação, um dos destaques vai para o apoio aos jovens, em que os munícipes com menos de 40 anos de idade, a beneficiarem de uma redução de 50% nas suas construções.
Beneficiadas saem também, a Indústria e Armazéns com uma redução de mais de 50%, bem como os setores do Turismo e as Unidades Produtivas de Agropecuária.
“Paralelamente, estamos a consertar esforços no sentido de, na Indústria, e ao nível do regulamento do PDM, propor alterações que se traduzam no aumento do índice de ocupação que passe dos atuais 0,5/m2/m2 para 0,75 m2/m2”, refere ainda o Vice-Presidente da Autarquia.
A aposta do Município é assim, a par de outras que têm vindo a público, mostrar que vale a pena investir em Vale de Cambra e que o futuro do concelho passa por uma grande aposta na fixação e incentivo às empresas, aos negócios e à juventude.