Vale de Cambra: mais transparente do EDV

06 Janeiro 2016

A Câmara Municipal de Vale de Cambra assinala uma subida de 233 lugares no Índice de Transparência Municipal 2015 e lidera o grupo de municípios do Entre Douro e Vouga, e o terceiro no distrito de Aveiro, posicionando-se no 53.º lugar do ranking, entre os 308 concelhos do País.  A iniciativa de avaliação dos sites municipais é da associação cívica Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) e coloca, neste ano de 2015, Vale de Cambra com um score de 60,85%, numa escala de 0-100, deixando para trás o seu 286.º lugar de 2014.

A terceira edição do ITM, que avalia as páginas da internet das 308 câmaras municipais, revela que Vale de Cambra obteve ganhos assinaláveis na disponibilização de informação de interesse público no seu website, como é o caso da informação sobre a organização; contratação pública transparência na área do urbanismo.
"O ponto de partida foi colocarmos o interesse de quem consulta o nosso site acima de tudo. O último ano foi de trabalho muito intensivo por parte dos nossos serviços de Comunicação que gerem e atualizam o site, bem como por parte de todos os colaboradores e da maioria das divisões da Câmara Municipal de Vale de Cambra que se empenharam em disponibilizar a maior informação possível e abraçaram esta missão com o executivo", refere a Vereadora Catarina Paiva, responsável pelo projeto do site municipal de Vale de Cambra.
A autarca faz ainda questão de sublinhar que "o site do município de Vale de Cambra é, todo ele, feito internamente, sem qualquer contratação externa, em sistema livre e aberto, com a prata da casa, o que nos dá ainda, maior satisfação e orgulho e prova que, com boa vontade e profissionalismo conseguem-se alcançar bons resultados".
A TIAC mede a disponibilização da informação em "várias dimensões cruciais para a vida do município, desde a organização do município, até à transparência económico-financeira, à prestação de contas, aos contratos celebrados pela autarquia", num total de 76 indicadores.
Em 2015, a Câmara Municipal de Vale de Cambra está à frente de concelhos como: Arouca (232.ºlugar), Oliveira de Azeméis,(148.ºlugar) São João da Madeira (247.ºlugar), Santa Maria da Feira (178.º lugar), Sever do Vouga (78.ºlugar), Ovar (250.ºlugar), Estarreja (94.ºlugar), Espinho (200.ºlugar), Aveiro (205.º lugar), Castelo de Paiva (276.º lugar), Coimbra (118.º lugar), Viana do Castelo (97.º lugar), Lisboa (127.º lugar) ou Porto (98.ºlugar).