Aprovada a aquisição do antigo Cinema

30 Outubro 2015

Depois da declaração de Património de Interesse Municipal do edifício do antigo cinema, o executivo municipal decidiu avançar para a aquisição do referido espaço, decisão aprovada na reunião de Câmara Municipal no dia 8 e da Assembleia Municipal que decorreu no dia 28 de setembro. O Presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro, justificou a intenção da Câmara Municipal de adquirir o edifício do antigo cinema, "pelo simbolismo que o mesmo tem para a generalidade dos cambrenses, pela inexistência de um espaço no concelho capaz de responder a todas as necessidades de âmbito cultural e porque é a derradeira hipótese do município adquirir o referido imóvel e devolve-lo aos cambrenses".

José Pinheiro, lembra que "a aquisição concretizar-se-á pela importância estratégica para o desenvolvimento de uma política sólida de desenvolvimento cultural e turístico do concelho de Vale de Cambra e porque a redução significativa da dívida do município criou as condições financeiras para a aquisição do edifício do antigo cinema". O edil cambrense afirmou também que "os serviços técnicos do município estão a trabalhar para a apresentação de candidaturas que permitam ter acesso a financiamento a fundo perdido para a recuperação e funcionamento deste espaço".

Na década de sessenta, o Cinema de Vale de Cambra, surgiu como uma das melhores casas de espetáculo da região, funcionou até ao início da década de 90 e representou durante este período uma âncora do desenvolvimento cultural do concelho e o local que congregava públicos de todas as gerações.

A concretização da aquisição encontra-se neste momento apenas dependente de aprovação por parte do Tribunal de Contas, entidade a que foi solicitada a pronúncia de fiscalização prévia nos termos da legislação em vigor.