Programas e Medidas de Apoio ao Empresários

28 Setembro 2015

No passado dia 24 de setembro'15 (quinta-feira) o salão nobre dos Paços do Concelho de Vale de Cambra foi palco da sessão de sensibilização sobre "programas e medidas de apoio do IEFP", promovida pela Câmara Municipal. Elísio Brandão, vogal executivo do Conselho de Administração da Instituição Financeira de Desenvolvimento (I.F.D.), foi o convidado especial desta iniciativa, na qual deixou uma mensagem preponderante: "aproveitar os recursos e apoios financeiros é fundamental e está nas mãos dos empresários".

"A importância das Pequenas e Médias Empresas" e "O papel da Instituição Financeira de Desenvolvimento" foram os temas abordados por Elísio Brandão que, em representação da Instituição Financeira de Desenvolvimento, chamou a atenção para a existência de apoios importantes para a recuperação e crescimento das pequenas e médias empresas que devem ser "aproveitados ao máximo".

A participação do vogal executivo da I.F.D. foi assim, destacada pelo Presidente da Câmara Municipal.
José Pinheiro, anfitrião desta iniciativa realçou que se vive uma época de mudança: "estamos a entrar uma fase nova na vida do País com a aproximação de um novo quadro comunitário de apoio, com novas diretivas, com nova programação e uma nova forma de estar e de abordar as questões de desenvolvimento económico".
O autarca frisou desta forma, que "todas as possibilidades de financiamento e apoio ao desenvolvimento são bem vindas e devem ser aproveitadas. Nessa perspetiva considerei interessante que esta intervenção do Dr. Elísio Brandão fosse feita hoje para que os empresários conheçam e estejam informados sobre o papel da IFD e do apoio que esta instituição representa".

É a terceira vez que o Município de Vale de Cambra promove a sessão de esclarecimento, vocacionada para o tecido empresarial em estreita parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Nesta edição, os técnicos do I.E.F.P. trouxeram à mesa temas como: "Contratos de Emprego e Inserção"; "Programa Estágios Emprego/Reativar" e as novas normas de financiamento às entidades sobre "Apoio à contratação". Na plateia, empresários e instituições de solidariedade social, ouviram e tomaram conhecimento destas novas informações, tendo ainda a possibilidade de colocar questões e esclarecer dúvidas.

A sessão foi encerrada pela Vereadora da Câmara Municipal, Catarina Paiva que, numa palavra, sintetizou a ideia chave desta manhã de trabalho: "os financiamentos existem para serem aproveitados e, lembrem-se, que quando não estamos a aproveitar apoio para o nosso Concelho, desperdiçamos uma boa oportunidade".