Município atribuiu Medalha de Mérito a filho da terra

24 Setembro 2015

Rosa Mota, Anabela Leite e Jorge Vieira, foram algumas das personalidades do mundo do Desporto que aplaudiram a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, de prata, a José António Martins Fernandes, Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, que é, honrosamente, filho da nossa terra, um Cambrense. A cerimónia (que decorreu no dia 19 de setembro'15 nos Paços do Concelho) foi presidida por João Casanova de Almeida, Secretário de Estado do Ensino, e decorreu em ambiente de festa, com muita emoção à mistura, em que os valores da Família, do Trabalho e da Amizade foram enaltecidos.

José António Martins Fernandes é filho de José Fernandes e de Carolina Martins, ambos Castelonenses (Freguesia de S. Pedro de Castelões, Município de Vale de Cambra). Nasceu a 3 de março de 1958. Com quatro anos, deslocou-se, na companhia dos pais, para o Brasil mantendo a cidadania Portuguesa. No Brasil fez toda a sua vida, tendo-se formado em Educação Física com a pós-graduação em Gestão de Desportos.
No seu trajeto foi Presidente da Federação Paulista de Atletismo e Membro do Comité Paraolímpico Brasileiro.
É Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, desempenhando ainda as funções de Diretor Nacional de Desportos da União Geral dos Trabalhadores e Presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo.
Vale de Cambra continua a ser o seu local predileto de passagem sempre que se desloca a Portugal e cidade onde passa parte das suas férias na companhia de familiares aqui residentes.

Leia o Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra e do Presidente da Assembleia Municipal nos links que se seguem: