Secretário de Estado do Ensino abre ano escolar em Vale de Cambra

22 Setembro 2015

Num ato simples, onde as crianças foram protagonistas, a requalificação do Centro Escolar do Búzio foi enaltecida na inaguração presidida pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova Almeida, o que marcou assim, a abertura do ano letivo 2015/2016 em Vale de Cambra. Na manhã de segunda-feira, 21 de setembro de 2015, João Casanova Almeida, destacou que "Vale de Cambra é um Concelho que acarinha a Educação" e fez votos para que o edifício requalificado da Escola do Búzio seja uma mais valia: "fazemos votos para que as novas condições desta escola tragam melhores condições também para os docentes, para os auxiliares e para os nossos alunos".

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, o edifício da escola do Búzio, frequentado neste momento por 400 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, "apresenta excelentes condições para o ensino, para os professores e auxiliares e, essencialmente, para as nossas crianças, onde todos se sintam bem, pois esse será sempre o propósito do nosso Município".
Na sua intervenção, José Pinheiro, colocou o foco na importância do Ensino para o crescimento de Vale de Cambra e, sobretudo, na formação profissional. "É importante, cada vez mais, direcionarmos o ensino para aquilo que são as necessidades do tecido empresarial. Vale de Cambra tem como todos sabem, uma enorme pujança industrial, tem especificidades muito próprias e importa efetivamente, construir e ajustar o ensino profissional a essas especificidades", sublinhou.

Recorde-se que a requalificação da Escola surgiu das necessidades de adaptações funcionais e correções construtivas, para além do melhoramento em termos de eficiências energéticas.
As obras focaram, essencialmente, a remodelação e a adaptação seguindo esses objetivos, dividindo-se nos dois pisos: o térreo e o superior. No piso térreo situam-se agora, áreas administrativas, de receção e atendimento, bem como a biblioteca, a sala de audiovisuais e outros espaços técnicos e de apoio sanitário. Aqui existe ainda uma sala polivalente, cozinha e refeitório. No piso superior estão implementadas as salas de aula, sala de ciências experimentais, sala para experimentação de artes visuais e educação plástica.
Já no exterior melhorou-se a imagem existente, sem alterar no essencial a sua composição, e foram levados a cabo outros trabalhos como: a construção de um abrigo para espera de autocarros; uma via de acesso condicionado para garantir maior segurança a pedestres e motoristas; o arranjo de espaços ajardinados e o talude envolvente ao polidesportivo.

ENSINO SUPERIOR: CÂMARA TRABALHA PARA A SUA INSTALAÇÃO
O Presidente da Câmara Municipal, empenhado na instalação do Ensino Superior em Vale de Cambra deixou um apelo ao Secretário de Estado do Ensino:
"Temos estado em, permanente contacto com o Instituto Superior de Engenharia do Porto que já manifestou vontade em termos aqui os Cursos Técnico Profissionais Superiores e, ao que sabemos, neste momento há só uma questão de validação por parte da Secretaria de Estado do Ensino Superior e, por outro, a garantia de financiamento ao ISEP para que se possa pôr a funcionar esses cursos no Concelho de Vale de Cambra, em parceria com a FORESP / Escola Tecnológica. Deixo aqui um pedido expresso ao Senhor Secretário de Estado para que nos ajude a desbloquear essa situação, e se possível, ainda este ano".