Potenciar o Ensino e a Formação Profissional

08 Junho 2015

Gonçalo Xufre, Presidente da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, visitou Vale de Cambra no passado dia 1 de junho'15, com o objetivo de se inteirar das questões do Ensino e Formação Profissional no Concelho. Numa reunião com a Vereadora da Educação, Catarina Paiva, realizada no Centro de Educação Ambiental, o Presidente da ANQEP ficou a conhecer as reais necessidades de mão-de-obra qualificada do tecido empresarial Cambrense, bem como, a oferta formativa do Agrupamento de Escolas do Búzio. À reunião, seguiu-se uma visita ao Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho, onde decorriam as comemorações do Dia Mundial da Criança (com a presença de mais de mil crianças do pré-escolar e 1.º ciclo) integrando atividades lúdico-educativas, e onde a comitiva contactou com o dinamismo e a iniciativa das escolas. A jornada contou também, com uma visita de trabalho à empresa ARSOPI,

para conhecimento de uma realidade empresarial que contribui para o desenvolvimento local e para o enriquecimento da economia nacional, líder do setor da metalúrgica e metalomecânica, que exporta para todos os Continentes. Gonçalo Xufre inteirou-se da importância desta empresa e da sua elevada capacidade exportadora.

O desenho da oferta formativa para os próximos anos, com referenciais adequados e ajustados às reais necessidades dos empreendedores das áreas da metalúrgica e metalomecânica (embalagens e automação incluídas); da madeira, dos serviços e da agroalimentar (laticínios), é uma preocupação da ANQEP, da Autarquia e de toda a Comunidade empregadora.

"Estabelecimentos de ensino, empresas, professores, formadores, comungam desta preocupação que é adequar a formação e o ensino às reais necessidades das nossas empresas, promovendo o emprego. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração para alcançarmos os objetivos da competitividade, da empregabilidade e do desenvolvimento da nossa Indústria, do nosso mercado e acima de tudo, dos nossos jovens. Porque ao valorizarmos a sua formação e o seu crescimento, estamos a atender às necessidades das empresas, estamos a promover a qualificação da nossa mão-de-obra, do nosso know how e da nossa capacidade empreendedora e inovadora", referiu a Vereadora Catarina Paiva.

No final do encontro, ficou acordado o compromisso de efetuar e desenvolver mecanismos de trabalho técnico conducente a alcançar os objetivos traçados e definidos.