Santo António e Redesenhar a Tradição

14 Maio 2015

Entre os dias 9 e 13 de junho de 2015, o Município de Vale de Cambra está em Festa. "Este é um projeto que envolve cerca de mil pessoas (entre adultos e crianças) que, dando as mãos e mostrando que a tradição das Marchas Populares está bem viva, fazem das Marchas Populares um importante produto turístico e cultural do nosso Concelho, com forte potencial de oferta e promoção e que, acima de tudo, não se pode perder", destacou o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, na apresentação pública das Festas de Santo António 2015 e do Projeto Redesenhar a Tradição (veja as fotos!).

A típica casa de apoio à aldeia de Trebilhadouro, foi o palco da apresentação pública, na qual marcaram presença a Adrimag e o Agrupamento de Escolas do Búzio, parceiros do Município neste importante projeto de preservação da história local e continuidade das marchas populares.
Financiado pelo Programa Operacional Regional Norte, ON2, no âmbito do Provere, a 85%, o projeto "Redesenhar a Tradição" tem como objetivo principal, o envolvimento da Comunidade nas comemorações do padroeiro do Concelho, o Santo António, numa vertente cultural, social e cívica.
"As Marchas Populares envolvem, não só os marchantes, mas também um núcleo forte de ensaiadores, costureiras, construtores de arcos e adereços, os letristas ou os músicos, em suma, um grupo de pessoas que está de corpo e alma nesta grande tradição. É essa tradição que queremos reafirmar, chamando aqueles que são o seu garante: os mais novos, as nossas crianças e os nossos jovens. Só assim podemos dar continuidade às Marchas Populares de Santo António de Vale de Cambra", referiu José Pinheiro.
As Marchas Populares, tradicionalmente realizadas na noite de 12 para 13 de junho'15, são uma marca das comemorações das Festas. Assim, neste ano de 2015, para além das habituais Marchas no dia 12 de Junho, decorrerão as Marchas Infantis, no dia 10 de Junho. Esta é pois, uma clara aposta na renovação e continuidade desta manifestação popular, envolvendo gerações mais jovens.
As Festas de Santo António conta ainda, com "Os Azeitonas" como cabeça de cartaz que atuam a 10 de junho.
Alegria, animação, gastronomia e muito convívio são esperados neste evento que inclui ainda, parcerias que permitem a promoção de iniciativas que pretendem projetar o Concelho. É o caso do reconhecido Encontro Nacional de Veículos Antigos, ainda no dia 10 de junho'15, e que – pelas mãos do Clube Kreidler Florett – juntará cerca de 150 pessoas em torno de uma paixão: os motores!

9 de Junho
22.00h - LOS ESPAÑOLES

10 de Junho
9.00h – 7º Encontro Nacional de Veículos Antigos