Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Futuro Museu dos Latícinios de Portugal

Futuro Museu dos Latícinios de Portugal
26 Novembro 2025

No dia 25 de novembro de 2025 viveu-se um momento histórico em Vale de Cambra, com a formalização da escritura de compra da antiga fábrica Martins & Rebello por parte do Município.

Este passo traduz a vontade clara de reconhecer e valorizar um legado que marcou profundamente a vida económica, social e cultural do concelho — um património que é parte essencial da nossa identidade coletiva e motivo de orgulho para várias gerações de valecambrenses.

Instalada em Vale de Cambra desde 1906, a Martins & Rebello constituiu um marco decisivo na história industrial portuguesa, afirmando-se como uma referência nacional no setor dos lacticínios e um símbolo da capacidade empreendedora do nosso território.

A aquisição deste espaço, com o objetivo de aí instalar o futuro Museu dos Laticínios de Portugal, representa o compromisso de devolver à comunidade um património único, agora transformado num lugar de memória, conhecimento e futuro. Este desígnio assume-se como uma responsabilidade para com as gerações presentes e vindouras: preservar a história de um setor que moldou Vale de Cambra, promover a educação patrimonial, dinamizar a vida cultural e reforçar o posicionamento do concelho no panorama regional e nacional.

O Município compromete-se, assim, a criar uma instituição museológica de referência, guardiã da memória da Martins & Rebello e motor de valorização cultural.

“A compra da antiga fábrica Martins & Rebello é um ato de respeito pela nossa história e, ao mesmo tempo, um gesto de confiança no futuro. Vale de Cambra sempre foi terra de trabalho, inovação e espírito comunitário. A Martins & Rebello marcou profundamente o nosso concelho e hoje damos um passo decisivo para garantir que essa memória permanece viva e acessível às próximas gerações. Com o futuro Museu dos Laticínios de Portugal, queremos criar um espaço que inspira, educa e celebra aquilo que somos enquanto comunidade. Este é um património de todos, ao serviço de todos.” 
 
André Silva, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra

 

  • M&R_web1
  • M&R_web2

A aquisição deste imóvel permitirá avançar com a 1.ª fase do projeto, que integra o Centro de Tecnologia, Inovação e Documentação Museológica, assumindo-se como projeto “âncora” capaz de agregar investimentos complementares, promover a especialização tecnológica e contribuir para a fixação de população.

Este é, aliás, o projeto estruturante destacado na segunda revisão do Plano Diretor Municipal (publicada a 13.08.2025), em torno do qual foi desenhada a estratégia de desenvolvimento municipal e previsto o investimento inscrito no Programa de Execução e Financiamento. O projeto integra o Plano Financeiro do Plano de Ação dos ITI AMP 2030 e aguarda, presentemente, a aprovação da candidatura submetida ao NORTE 20/30.

  • M&R_web3
  • M&R_web4
  • M&R_web5