Combate ao isolamento e à vulnerabilidade: Teleassistência chega a mais de 20 idosos

17 Novembro 2023

Passados três anos da sua implementação, a Câmara Municipal de Vale de Cambra avalia de forma positiva o serviço de teleassistência que já abrange mais de duas dezenas de idosos. A pessoa mais velha assistida remotamente tem 101 anos de idade.

No período de confinamento, os idosos que viviam sós e isolados foram contactados semanalmente pelas técnicas da Ação Social do município, chegando à conclusão de que era necessário um projeto de Teleassistência com o objetivo de tornar o envelhecimento mais ativo e saudável, no seu domicilio.

Este serviço permite assim, aos idosos, em situações de emergência de saúde, segurança, ou simples solidão, contactar de imediato, através de um botão de emergência, os mecanismos necessários para o ajudar e encaminhar para a resolução da emergência.

Nesta altura já são 24 pessoas assistidas (todas do sexo feminino), em que 21 delas vivem sós (viúvas ou solteiras) e 3 vivem com o seu conjugue. O serviço funciona 24horas por dia, 365 dias por ano, através de um terminal fixo ou móvel, onde o utente pode, através de um botão de emergência, falar, ser localizado e identificado pelo operador, o qual faz a avaliação imediata da situação, dando a resposta mais adequada.

O contacto, por parte do utente, efetua-se através do apertar de um botão de controlo remoto, disponível numa bracelete, tipo relógio de pulso ou colar. O apertar do botão estabelece contacto imediato através do telefone, o qual é imediatamente identificado pela central de assistência, aparecendo no monitor do operador, todos os dados relativos à pessoa que originou a ligação.

O projeto está implementado em todo o concelho, incluindo lugares mais isolados, geograficamente.