Voto de Pesar pelo Falecimento do Eng.º Rui Leite, Ex. Presidente da Assembleia Municipal

15 Novembro 2023

O Municipio de Vale de Cambra deliberou por unanimidade a atribuição de um voto de pesar pelo falecimento do Senhor Eng.º Rui Manuel Martins de Almeida Leite, que foi Presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra no mandato de 2013 – 2017.

Enquanto autarca exerceu o seu mandato como Presidente da Assembleia Municipal com toda a dedicação e empenho que lhe são reconhecidos, tendo implementado novas dinâmicas que o marcaram indelevelmente.

Enquanto membro integrante da comunidade valecambrense, a sua vincada personalidade interventiva, manifestou-se na dedicação, empenho e participação ativa na luta pelas causas em que acreditava, tendo integrado, nomeadamente, os órgãos sociais do Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, da Associação Rede Scienciae e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vale Cambra.

Enquanto homem de crenças e ideais, orgulhosamente Valecambrense, promoveu o conhecimento e valorização do património histórico e cultural, mantendo vivas as memórias de momentos marcantes da nossa história, divulgando o trabalho dos artistas locais, e participando em atividades comunitárias paroquiais em Vila Chã e S. Pedro de Castelões.

O Eng.º Rui Leite era licenciado em Engenharia Química, pela Universidade de Coimbra, com um percurso profissional que começa em 1982, na Laticínios de Aveiro, a que se segue a Lacto Lusa, a Lacto Ibérica e a Bel Portugal, a par de múltiplas empresas deste setor onde colaborou ativamente. Foi Presidente da ANIL – Associação Nacional dos Industriais dos Laticínios, Membro da Confraria Nacional do Leite, entre outras instituições ligadas à sua atividade profissional, tendo sido também gestor e empresário no setor dos lacticínios.

Ao homem e ao autarca o reconhecimento e o sincero pesar.

Mais deliberou a Câmara Municipal que no dia do seu funeral seja dia de luto municipal e que a bandeira municipal seja colocada a meia haste.