Verão Total!

10 Julho 2014

Porque as Férias de Verão devem ser para todos, decorre entre julho e agosto de 2014, a iniciativa "Verão Total"! O responsável é o G.I.S. - Grupo de Intervenção Social que é constituído pelo Município, pela Segurança Social e por diversas IPSS's do Concelho.

O Grupo de Intervenção Social – G.I.S. - é constituído pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, o Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, a Fundação Luiz Bernardo de Almeida, o Centro Social e Paroquial de S. João Baptista de Cepelos, a Santa Casa da Misericórdia e a Segurança Social. Estas entidades uniram-se para proporcionar às crianças mais necessitadas umas férias de Verão divertidas e inesquecíveis.

No dia 3 de julho'14 iniciou o Campo de Férias "Verão Total", promovido pelo GIS, com o principal objetivo de garantir a ocupação saudável das crianças nos meses de julho e agosto. Os parceiros sociais uniram esforços para dar aos participantes umas férias escolares descontraídas, saudáveis, educativas e criativas.

Neste momento participam no Campo de Férias cerca de 30 crianças residentes no concelho de Vale de Cambra com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos.

Realçando a pertinência e o papel indispensável deste tipo de serviço na Comunidade, a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Catarina Paiva, realça que "o GIS visa acima de tudo, colmatar as necessidades sociais de famílias residentes no Concelho e como tal, para nós, não faz qualquer sentido, existirem crianças que têm direito às suas férias em família, com os amigos, com atividades diversificadas e formativas, enquanto outras não sabem, sequer, o que são umas férias".
"O Campo de Férias Verão Total tem, por tudo isso, um valor incalculável pois propícia momentos nas férias destas crianças que, infelizmente, em contexto familiar não seriam possíveis", destaca.

As atividades deste campo de férias focam-se, sobretudo, na realização de iniciativas ligadas à Cultura, como as artes plásticas e os trabalhos manuais, e à atividade física como os jogos ao ar livre, jogos em grupo e dinâmicas que permitem exercitar a mente e o corpo dos mais jovens.

Estão assim de Parabéns todas as Instituições que, em conjunto com o Município e a Segurança Social, promovem dois meses de férias, e um "Verão Total!" na vida destas crianças.