Câmara vai requalificar a 'Casa do Ribeiro'

Câmara vai requalificar a "Casa do Ribeiro"
04 Maio 2023

A reabilitação da Casa do Ribeiro, edifício municipal que está localizado no centro da cidade de Vale de Cambra, destina-se a dar corpo ao projeto "Valoriza-te", dos projetos do Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas iniciativa incluída no Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto (AMP).

A empreitada de obras públicas tem como preço base do procedimento 448.502 euros e o prazo previsto para a execução dos trabalhos de melhoramentos é de 12 meses, tendo o concurso sido já publicado em Diário da República.

O projeto tem como objetivo a criação de uma resposta com vista à promoção da autonomia de pessoas com vivência de problemas de saúde mental na sequência dos quais se encontram afastadas da vida social e do mercado de trabalho, a par da estabilidade emocional e participação social com vista à integração social, familiar, e profissional. O trabalho terá como ponto de partida uma avaliação das capacidades dos indivíduos, dos seus interesses e expectativas e de um trabalho com a comunidade com o objetivo de criar novas oportunidades a cidadãos em situação de maior vulnerabilidade através da adoção de estratégias de inserção social ativas e motivadoras, numa via alternativa ao mercado de trabalho, com enfoque na retoma da vida social e comunitária e no desenvolvimento de competências pessoais.

É um projeto que define como prioridade a doença mental, uma doença perturbadora e silenciosa, associada a um certo estigma, preconceito e discriminação que a pandemia reforçou pela normalização do isolamento, pela quebra da conexão social e relacional e pela dificuldade da comunidade para a compreender e responder através de atitudes e respostas inclusivas.

Prioriza-se a criação de Oficinas Sócio Ocupacionais e Oficinas Terapêuticas que permitam o trabalho psicoeducativo e criativo numa estreita articulação entre os recursos da natureza e a necessidade de uma utilização racional e sustentável dos bens.

Este projeto faz parte das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na AMP - Área Metropolitana do Porto, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, um investimento do PRR.