Balanço de Um ano de PAOITI

05 Abril 2023

Foram apresentados em Arouca os resultados de um ano da realização dos projetos aprovados no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP SUL - PAOITI. De forma a dar resposta aos desafios emergentes a nível social, os Municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra estabeleceram no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas respostas sociais diferenciadoras.

Estas ações culminam em 30 operações aprovadas, no valor total de 14.719.189,88€ e correspondendo a 60,42% do valor total do investimento para este território. O investimento total nos cinco municípios é de 24.360.000.00€. Até ao final do ano de 2022 foram candidatadas 47 operações e 3 operações comuns. Ainda por candidatar estão 28 operações e 1 operação comum. Assim, o valor a candidatar é de 9.641.123,11€ e a taxa a executar de 39,58%

A sessão contou a abertura a cargo de Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca; sendo que Ariana Pinho, da Área Metropolitana do Porto, abordou o primeiro ano de implementação do Plano de Ação na AMP Sul; José Pinheiro, Presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra apresentou as operações aprovadas no 1.º ano do PAOITI – AMP Sul.

Marcaram presença, também, os Presidentes de Câmara e Vereadores que integram os municípios da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.