Itália em Vale de Cambra

07 Julho 2014

A Câmara Municipal recebeu o grupo italiano "Ballo Largo" nos Paços do Concelho, no passado sábado de manhã, dia 5 de julho de 2014. Aos italianos, o Município mostrou um pouco de si, desde a paisagem à gastronomia. Esperamos que em Pomarolo exista hoje, um bocadinho da nossa terra!

A Itália esteve entre nós. O grupo de folclore "Ballo Largo", oriundo da região de Pomarolo (Itália) esteve em Vale de Cambra a convite do Grupo Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, e a propósito do seu XIII Festival de Folclore, e foi recebido nos Paços do Concelho, numa sessão organizada pela Câmara Municipal de Vale de Cambra. Para além de contactar com algumas das características que ilustram o melhor o nosso Concelho, o grupo ficou ainda a conhecer os representantes do poder local, como foi o caso do Vice Presidente, António Alberto e das Vereadoras Catarina Paiva e Daniela Silva e dos representantes das Juntas de Freguesia como Abel Soares, Pesidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões e Cristina Quinta, representante da União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho. Rui Leite, Presidente da Assembleia Municipal marcou presença, agradecendo ao grupo anfitreão a organização de um evento como o Festival de Folclore que possibilita este intercâmbio.

Marta Henriques, a presidente do grupo de folclore de S.Pedro de Castelões explicou que este é um intercâmbio que existe há cerca de 10 anos, altura em que os castelonenses se deslocaram a um festival organizado pelo "Ballo Largo".

Daniela Silva, Vereadora da Cultura, agradeceu a iniciativa do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões e deu as boas vindas a quem se deslocou a Vale de Cambra pela primeira vez, realçando que  "quem ama a sua terra, a sua história, a sua cultura e as suas tradições merece sempre uma salva de palmas e uma agradecimento! Só dessa forma, e transmitindo esses Valores aos mais jovens, podemos garantir o Futuro".

O Município distribui algum material promocional do concelho aos elementos do grupo e serviu um pequeno lanche composto por iguarias como o queijo, o mel e as compotas locais, bem como por Calambrias,  acompanhado de chá colhido e preparado localmente.

Veja todos os pormenores da receção na nossa galeria de fotos do Facebook.