Câmara promoveu Encontro Luso-Ucrâniano

20 Julho 2022

Experiência multicultural e sobretudo, uma experiência de afetos, foi assim vivido o Encontro Luso-Ucrâniano promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e que decorreu no passado sábado, dia 16 de julho.

O Encontro pretendeu também a integração dos deslocados de guerra na comunidade ucraniana já existente no concelho de Vale de Cambra. A iniciativa aconteceu na aldeia da Pontemieiro, freguesia de Junqueira, e permitiu a interação com a comunidade local.
As atividades desenvolvidas juntaram miúdos e graúdos de ambas as nacionalidades, nomeadamente, com a realização de uma dinâmica de apresentação, a realização de um piquenique com sabores luso-ucranianos, um workshop de bordado ucraniano (o “Vyshyvanka”), jogos tradicionais e uma gincana de bicicletas, um workshop de danças folclóricas, dinamizado pelo @Grupo Etnográfico “Terras de Cambra” e a assinatura da bandeira ucraniana, momento que protagonizou o encerramento simbólico e que contou com a presença do Sr. Vereador André Silva em representação do município.

Um especial agradecimento às seguintes pessoas / entidades:
- Loja RP BIKE SHOP , pelo empréstimo das bicicletas para a gincana;
- Grupo Etnográfico Terras de Cambra pela dinamização do workshop das danças folclóricas;
- Associação dos Associação dos Amigos da Pontemieiro , pela receção e acolhimento da atividade na aldeia da Pontemieiro;
- Cvp Vale de Cambra - Cruz Vermelha de Vale de Cambra pela parceria na organização.