Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Câmara aposta no reforço da Ação Social Escolar

Câmara aposta no reforço da Ação Social Escolar
08 Julho 2022

A Câmara Municipal de Vale de Cambra aprovou na sua reunião de 16 de junho de 2022 os apoios a atribuir no âmbito da Ação Social Escolar para o próximo ano letivo (2022-2023), com um investimento na ordem dos 75 mil euros que abrange cerca de 2500 alunos.

São medidas que refletem o investimento que a Autarquia tem vindo a fazer nos apoios aos alunos que frequentam as escolas do concelho e que pretende, ano após ano, reforçar e consolidar.

Apostando claramente na Educação de qualidade para todos, a Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça a aposta na Ação Social Escolar para o próximo ano letivo, fazendo um esforço para acompanhar as exigências e as próprias dificuldades económicas que as famílias atravessam no atual contexto nacional e mundial.
“O objetivo destas medidas é garantir que qualquer aluno tenha as ferramentas que permitam um percurso escolar positivo e inclusivo”, destaca a Vereadora da Educação, Mónica Seixas que explica ainda que “a grande novidade este ano é o carregamento de 25 euros em cartão do aluno para a aquisição de material escolar na papelaria do Agrupamento para os alunos do 10º ao 12º ano, pois anteriormente só as crianças e jovens do 5º ao 9.º ano de escolaridade podiam usufruir desse benefício”.

Para o ano letivo de 2022-2023 destacam-se as seguintes medidas, já aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal: Oferta de kits de material escolar a todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico e oferta de Fichas de Trabalho a todos os alunos do 1º ciclo (Todos estes materiais serão entregues aos alunos no 1º dia de aulas);
Disponibilização de 10€ por aluno do 1º ciclo dos escalões A e B destinado a visitas de estudo (verba a transferir para o Agrupamento de Escolas);
Carregamento de 25€ em cartão do aluno para a aquisição de material escolar na papelaria do Agrupamento. Este apoio abrangerá todos os alunos desde o 5º ano e até ao 12º ano de escolaridade (Verba a transferir para o Agrupamento de Escolas).

Num contexto de transferência de competências na área da Educação para a autarquia, ao qual se associa um constrangimento financeiro no processo, a Câmara Municipal assume este apoio na ordem dos 75 mil euros, como um investimento acrescido ao que foi feito no ano passado e que pretende atender a toda a comunidade de alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário.
Neste bolo não estão contempladas as medidas de apoio subjacentes à gratuitidade dos transportes escolares dos alunos (desde o início do ensino básico até à conclusão do ensino secundário) e às bolsas de alunos do ensino secundário ao superior.