ACeS encerra Área Dedicada Para Doentes Respiratórios

24 Janeiro 2022

Com as recentes alterações das Normas 004/2020 e 015/2020 da Direção Geral de Saúde - DGS, bem como o aumento exponencial de casos de covid-19 no país, o ACeS Aveiro Norte avaliou a aplicação das alterações às normas, e a adequação dos serviços disponíveis para a população. Assim a Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR), a funcionar em Vale de Cambra, encerrará a partir do dia 22/01/2022 (inclusive), isto é, no próximo sábado.
Estas alterações não são da responsabilidade da Câmara Municipal que lamenta a situação, encetando neste momento esforços no sentido de estabelecer um protocolo de cooperação entre a ARS Norte e a Cruz Vermelha Portuguesa para abrir um centro de testagem gratuito no nosso concelho.

Assim, o AceS Aveiro Norte informa que todos os utentes que desenvolvam sintomas suspeitos de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19 deverão contactar a linha SNS24 (808 24 24 24), ou procurar um dos centros de testagem gratuitos existentes nos três concelhos do ACeS para realizar um teste rápido de antigénio (TRAg).

• Informamos ainda que, em Vale de Cambra, as farmácias e laboratórios que dispõem de testes comparticipados, são:

- Farmácia PROGRESSO
- Centro Médica da Praça - Drive Thru Vale de Cambra
- Unilabs Macieira de Cambra
- Unilabs Vale de Cambra
- Gandra Clinic (Germano de Sousa)
- Cruz Vermelha Portuguesa - Posto fixo na junta de freguesia de São Pedro de Castelões
*Informação retirada das listagens disponíveis no site da Infarmed

As pessoas assintomáticas ou com doença ligeira não serão contactadas pelas equipas de saúde familiar, ficando em isolamento por um período de 7 dias. Toda a documentação necessária (Declaração de Isolamento) será disponibilizada de forma automática pelas plataformas do SNS24.

As pessoas em isolamento no domicilio devem contactar o SNS24 quando se verificar agravamento da sintomatologia e/ou aparecimento de critérios de gravidade. Em caso de agudização grave dos sintomas (falta de ar grave, etc) deverão contactar o 112 e/ou procurar ajuda hospitalar.