Cultura: Espólio de Levi Guerra em Vale de Cambra

levi_guerra_6
levi_guerra_1
22 Setembro 2021

Num momento de grande relevância cultural e artística, o reputado médico, pintor e escritor Levi Guerra, doou ao Município de Vale de Cambra o fruto da sua inspiração e criação das últimas quatro décadas dedicadas à pintura. A Câmara Municipal de Vale de Cambra acaba assim, de formalizar um protocolo de doação ao município de 156 quadros do espólio artístico do Professor Levi Guerra.

A sessão protocolar decorreu esta segunda-feira, 13 de setembro, no Edifício Municipal na presença do Presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro, do autor da obra Levi Guerra, e dos curadores: Margarida Negrais de Matos (esposa do autor); Paulo Machado e João Manuel Borges. Trata-se de um passo dado em frente na valorização cultural do concelho, e que pretende criar e dinamizar um polo cultural permanente, contendo um espaço dedicado ao reconhecimento e à obra cultural do Professor Levi Guerra.

“A oferta destas minhas pinturas significa a oportunidade de poder estar presente no esforço cultural que V. Ex.ª tem programado para Vale de Cambra. É para mim um privilégio e um grande gosto. Privilégio de poderem ser vistas as minhas obras expostas em lugar condigno e público. Também a grande satisfação que tenho de proceder a esta doação ao povo de Vale de Cambra que é a terra natal da minha esposa, onde me sinto bem e onde nunca gostaria de ser visto como estrangeirado”, referiu o autor no momento da doação, agradecendo ainda aos curadores “as pessoas que irão colaborar com a Câmara não só na garantida preservação das obras, mas também na difusão adequada da sua existência, meio de, eventualmente, poder representar algo de atrativo para gentes visitarem esta querida Terra”.

A primeira exposição temporária terá lugar no futuro Centro de Artes e Espetáculos de Vale de Cambra (antigo Cinema), após a sua entrada em funcionamento. As obras destinam-se a exposição permanente que terá assim lugar quando se encontrarem reunidas condições necessárias para o efeito”.
Contudo, este projeto cultural, prevê também a realização de exposições temporárias, designadamente em itinerância, com o objetivo de divulgar a obra e o autor.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro, a doação desta vasta obra reveste-se da “maior importância para a valorização e crescimento do património cultural de Vale de Cambra”.

LEVI GUERRA

Levi Guerra é natural de Águeda, médico e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina do Porto e Diretor Reformado do Serviço de Nefrologia do Hospital de São João de que foi o fundador (1993).
Doutorado em medicina, começou por trabalhar no Hospital de Santo António, no Porto. Foi bolseiro em Paris, nos Estados Unidos, na Dinamarca… Regressado, foi Chefe de Serviço de medicina no Hospital de Santo António (1981/85) e depois no Hospital de São João, após transferência. Foi ainda Diretor do Hospital de São João (1988/91).
Em 2013 recebeu o Prémio Nacional de Saúde 2013, do Ministério da Saúde. A esse viriam a somar-se outros: Prémio Dra. Maria Raquel Ribeiro 2015, da Associação Portuguesa de Psicogerontologia; Medalha de Honra (ouro) da Cidade, da Câmara Municipal do Porto (2016); Medalha de Honra (ouro) da Ordem dos Médicos (2016).

Exposições Individuais de pintura. Dois livros de poesia publicados. Cerca de cem artigos científicos publicados. Fundador e diretor das revistas “Arquivos de Medicina: Revista de Ciência e Arte”, “A Fonte” - revista do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes. Membro do Corpo Redatorial de várias revistas médicas nacionais e estrangeiras. Membro do Conselho Editorial do quinzenário “As Artes entre as Letras”. Membro de várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, destacando: “Kidney International”da “International Society of Nephrology” e “European Journal of Internal Medicine” da “European Society of Internal Medicine”.