Arquivo Municipal: Preservar e Recuperar Negativos Fotográficos

19 Julho 2021

O Arquivo Municipal de Vale de Cambra tem nas suas duas principais coleções de fotografia (Foto Sousa e Foto Central), cerca de 120 mil negativos de gelatina e prata sobre vidro, dos quais 2% estão já devidamente tratados, acondicionados e digitalizados.
A Câmara Municipal continua agora, a tratar os restantes negativos com o objetivo de melhorar a sua integridade estrutural através da respetiva limpeza e estabilização das deteriorações físicas e químicas, evitando a sua progressão e prevenindo o aparecimentos de problemas futuros.
As ações de higienização, associadas a um acondicionamento adequado em envelopes individuais e ao armazenamento em arquivo com controlo ambiental de temperatura e humidade, não só nos permitem garantir uma maior durabilidade dos negativos, como possibilita prepará-los para serem reproduzidos digitalmente e, posteriormente, disponibilizados para consulta pública.
O Arquivo Municipal na sua missão de preservar a memória para as gerações do presente e do futuro.