COVID-19 I Ativado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

09 Abril 2020

Está ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil face ao COVID-19. Trata-se, nas palavras do Presidente da Câmara, de "uma situação de verdadeira emergência no nosso município, sem precendentes".

"Queremos com este Plano que estejam criadas todas as condições para podermos dar resposta àquilo que venham a ser os próximos desenvolvimentos da covid 19 no nosso Concelho", refere José Pinheiro que relembra que o município já tem, com os planos de contingência, um grupo de medidas implementadas que pretende combater a disseminação e dar resposta aos casos que já existem.

O encerramento de espaços públicos e de edifícios municipais; o apelo ao confinamento e à adoção de atitudes conscientes e responsáveis; a desinfeção dos espaços comuns, são alguns dos exemplos enumerados pelo autarca que relembrou ainda as medidas de fundo que já vigoram em Vale de Cambra, nomeadamente na área de apoio social.

"Já temos 63 camas preparadas para os utentes das instituições sociais bem como 8 quartos para a quarentena de pessoas que estejam em necessidade e que não o possam fazer em suas casas", referiu José Pinheiro relativamente às instalações temporárias de retuagarda para acolhimento a idosos. Para estes, a autarquia criou também, preventivamente, um plano para dar resposta na eventualidade de encerramento dos refeitórios das IPSS's: "temos já um plano contratualizado no caso de alguma instituição vir a ter problemas com a cozinha e consequentemente, com o fornecimento de refeições. É um plano de retaguarda para suprir alguma falha que surja no fornecimento das refeições nas IPSS's".

A Câmara Municipal de Vale de Cambra está também a construir aquilo a que o Presidente chamou de "stock estratégico de equipamentos de proteção individual" que pretende suprir as eventuais falhas que possam surgir nas Instituições de Solidariedade Social. "É extremamente difícil adquirir equipamentos de proteção individual sobretudo para lidar com os casos de COVID e estamos a fazer um esforço para suprir essa falha que surge ou que pode surgir nas nossas instituições", refere.

Em articulação com as entidades de proteção civil, Vale de Cambra assegura assim, a ação em variadas frentes "perfeitamente articuladas para dar resposta sempre que necessário, aos nossos concidadaõs", assegura o presidente da autarquia.

O  Despacho que ativa o Plano Municipal de Emergência pode ser consultado aqui