Voluntariado: Vale de Cambra Homenageia Dedicação

18 Dezembro 2019

“Rosa” e “Maria” não saíam de casa há dois anos. Vinte e quatro meses sem sair. Mas, desta vez foi diferente. As portas abriram-se e as vontades conjugaram-se para dar à Rosa e à Maria (82 e 94 anos de idade, respetivamente) uma tarde fora de casa, longe da rotina habitual, em convívio no dia internacional que homenageia o Voluntariado. Esta não é, felizmente, a realidade da maioria dos idosos acompanhados pelo projeto de Voluntariado Local “Apadrinhamento de Idosos (as)”. Mas, o isolamento e a solidão são a rotina de maior parte das pessoas a viver em contexto semelhante até terem um/a voluntário/a na sua vida. É aqui que atua o Projeto de Voluntariado em Vale de Cambra e que foi homenageado na passada semana através de um momento de convívio, patilha e – acima de tudo – agradecimento.
No dia 5 de dezembro a sala polivalente da Biblioteca Municipal serviu de palco às comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, iniciativa de coesão e partilha entre todos, criando um momento intimista de agradecimento e reconhecimento das voluntárias envolvidas.
Música, diplomas, palavras de afeto e de esperança foram os denominadores comuns desta sessão feita, acima de tudo, com amor e coração.
No total são nove beneficiárias (idosas) e 18 voluntárias que, de há dois anos para cá e através da Câmara Municipal e da ADRIMAG – com o Projeto CLDS Vale + Social - fazem acompanhamento ao domicílio mediante um processo de sinalização por parte das IPSS’s locais.
Ajudar no combate ao isolamento, fazendo companhia, visitas, estabelecendo laços e criando rotinas que, de outra forma, não aconteceriam. São estas a principais missões das voluntárias que se deslocam a casa das beneficiárias uma vez por semana.
O Projeto de “Apadrinhamento de Idosos (as)” está de portas abertas a quem queira associar-se, dando início ao Voluntariado na sua vida!

Basta para tal, contactar:
Divisão de Ação Social, Desporto, Educação e Cultural
Câmara Municipal de Vale de Cambra