Câmara aposta na recuperação e preservação do património documental

iberarquivos
17 Abril 2019

Atento à necessidade de preservar o património documental, o Município de Vale de Cambra faz agora uma forte aposta na conservação e promoção da identidade e memória do Concelho candidatando-se ao Programa Iberarquivos, com o projeto intitulado “Foto Sousa: Registos Fotográficos” aprovado e a decorrer.

O “Iberarquivos” tem como objetivo primordial o restauro, a preservação, a valorização, a divulgação e a acessibilidade por parte dos cidadãos a um património único.
Nesse sentido, falamos de um acervo documental, pertencente à coleção fotográfica Foto Sousa, custodiado pelo Arquivo Municipal de Vale de Cambra. Dividido em duas séries documentais, uma constituída por 27 livros de registo, contendo 63.639 clientes e outra por 4 álbuns, contendo 12.674 fotografias a preto e branco (datadas entre 1926 e 1994 e relacionadas entre si), o trabalho apresenta-se como um grande desafio que virá enriquecer a história do nosso concelho.

Devido ao manuseamento que tiveram ao longo de quase 100 anos o seu estado de degradação é profundo, pelo que a sua consulta estava condicionada.

“Com este projeto o Município conseguirá tratar e preservar um conjunto documental importante para a memória social e coletiva, de grande interesse para investigação científica no contexto da evolução da fotografia no século XX. Para além disso, possui informação relevante, sobre várias temáticas, como seja a emigração ao longo do século passado para a América do Sul, mais concretamente para o Brasil” explica a Vereadora da Cultura Daniela Silva.

Com os trabalhos que estão a ser desenvolvidos a documentação ficará devidamente recuperada e conservada, e a sua consulta poderá ser feita na plataforma digital do Arquivo Municipal de Vale de Cambra http://arquivo.cm-valedecambra.pt/ .

O projeto estará concluído no próximo mês de maio.

iberarquivos