Vale de Cambra aumenta Transparência Municipal

17 Abril 2018

O site municipal subiu da 56.ª posição para a 48.ª posição na avaliação do Índice de Transparência Municipal [ITM] que avalia anualmente a informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas. O sítio online da Câmara Municipal está em 1.º lugar no que respeita à avaliação dos sites municipais das Terras de Santa Maria e em 6.º lugar no ranking da Área Metropolitana do Porto.

Recorde-se que o Índice de Transparência Municipal (ITM) foi criado para se tornar uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, promovendo um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local. Desenvolvido pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) e os seus parceiros, pretende pois, relatar anualmente o grau de informação que o Poder Local disponibiliza a todos os cidadãos.

A elaboração do Índice de Transparência Municipal consiste na análise dos websites de todos os municípios portugueses, avaliando a informação disponível de acordo com 76 indicadores – agrupados em sete dimensões – e estabelecendo um ranking com os resultados obtidos, promovendo uma competição saudável que leva os municípios a colaborarem entre si.

As sete dimensões avaliadas são: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

Para SABER MAIS e verificar a pontuações é possível aceder-se ao site da Associação Transparência e Integridade. Para tal, basta clicar aqui