Murais Artísticos de Abril: Exposição nos Paços do Concelho

06 Abril 2018

No próximo dia 7 de abril de 2018 (sábado), pelas 15h00, nos Paços do Concelho de Vale de Cambra, abre ao público a exposição “Murais Artísticos de Abril”, uma criteriosa e emocionante seleção de fotografias da coleção de Maria da Conceição Neuparth, do Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra e que a Assembleia Municipal de Vale de Cambra orgulha-se de apresentar no nosso Concelho. A mostra estará patente até 30 de abril, sempre com entrada livre. Horário: 9h-12:30h e 14h - 17h

Este ano, as comemorações do "25 de Abril" iniciam a 7 de abril, mas, no próprio Feriado Nacional, a Assembleia Municipal irá promover um programa do qual faz parte a Sessão Solene Comemorativa do 44.º aniversário do 25 de abril, na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite e um Concerto de Música Clássica, no Centro Cultural de Macieira de Cambra.

Maria da Conceição Neuparth

De perfil inconformista e de grande generosidade Maria da Conceição Neuparth foi uma mulher combativa, discreta, católica progressista que esteve envolvida em lutas contra a ditadura desde os anos 60. Nasceu no dia 4 de maio de 1929, em Lisboa, no seio de uma família numerosa com ascendentes arisctocráticos, participou desde muito jovem em grupos opostos à ditadura. Apaixonada por fotografia, e ao longo de um percurso consistente ligado à Cultura e à Luta pela Liberdade, recolheu no período "pós revolução dos cravos", inúmeras imagens, nomeadamente de pinturas de murais que povoaram as ruas e o País, de norte a sul. As cerca de 500 fotografias que então tirou estão guardadas no acervo da Coleção de Maria Conceição Neuparth, no Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra.