Ferreira de Castro homenageado com árvores

22 Março 2018

Humanista, pensador, amante da Natureza e escritor. Ferreira de Castro, autor natural de Ossela- Oliveira de Azeméis, também tinha o seu coração em Vale de Cambra. Nesse sentido, no ano em que se assinala o 120.º aniversário do escritor (1898-1974), a Câmara Municipal de Vale de Cambra, deu início à implantação do “Bosque Literário Ferreira de Castro” com a plantação de árvores no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho (área Norte do parque), ao longo de uma extensão de 8 mil metros quadrados.

Na passada quarta-feira, 21 de março, ocasião em que também se assinalou o Dia da Poesia e o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, as crianças do 4.º ano das Escolas do Ensino Básico de Vila Chã e de Areias (Agrupamento de Escolas do Búzio), alguns jovens que frequentam o Ensino Secundário e Seniores das Comissões de Idosos do Concelho arregaçaram as mangas e plantaram as árvores, entre elas carvalhos, castanheiros, cerejeiras, betulas e medronheiros, espécies muito referenciadas por Ferreira de Castro ao longo da sua extensa obra literária.
Já numa segunda parte do programa, e junto à escultura "A Selva", partilharam-se apontamentos literários do autor e vivências de quem ainda o conheceu em vida. Esta ação de evocação e homenagem, terminou com uma visita ao Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra.

Na ocasião, José Alexandre Pinho, Vereador do Ambiente e Daniela Silva, Vereadora da Cultura destacaram a importância desta iniciativa quer em termos culturais, quer em termos de sensibilização e educação ambiental junto dos mais jovens, assim como a participação do Grupo das Comissões de Idosos, promovendo a intergeracionalidade, e partilhando conhecimentos e experiências sempre enriquecedoras. Foi assim que as duas áreas de ação municipal se interligaram numa homenagem o escritor Ferreira de Castro, à Poesia e ao meio Ambiente.

O Executivo Municipal também quis plantar árvores e dar o seu contributo, pelo que Vereadores e Presidente tiveram a oportunidade de se juntarem aos grupos auxiliando na tarefa nobre de contribuir para o aumento de árvores no Parque.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra tem assim como objetivo, dar continuidade à criação do Bosque Literário Ferreira de Castro, plantando mais árvores e promovendo evocações aos seus livros, divulgando ainda, passagens dos seus textos naquele local.