Biblioteca: Requalificação ultrapassa os 500 mil euros

23 Janeiro 2018

O concurso público está a decorrer e a Câmara Municipal vai investir mais de meio milhão de euros para a requalificação total da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.

A reabilitação do edifício da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra representa um investimento de 521.425 euros, para uma intervenção profunda que pretende, acima de tudo, solucionar diversos problemas que foram surgindo ao longo dos últimos anos.
A Biblioteca foi inaugurada em 1999 e precisa de obras para melhorar as condições para quem a visita, e para quem lá trabalha. Obras essas que serão financiadas através do fundo europeu “Portugal 2020”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, a requalificação do edifício virá resolver problemas de fundo como: infiltrações de água, danos das estruturas de vidro, aquecimento e climatização.
O projeto tem o financiamento já aprovado ao abrigo do Norte 2020, com uma comparticipação de 443.211,25 euros, ou seja, na ordem dos 85% ,através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
Tal como explica José Pinheiro, “queremos que estas obras operem uma remodelação profunda, muito necessária, e que dignificará ainda mais este importante espaço municipal de Cultura. Com elas vamos solucionar problemas de fundo como a climatização, a cobertura do edifício, a caixilharia e outros problemas estruturais. Não tenho dúvidas de que ficará muito mais operacional, cómodo e acolhedor para todos os que fazem uso dele, mas também para os que aqui trabalham, diariamente, procurando assim, prestar um bom serviço à comunidade”.
“Isto porque apesar de ter menos de duas décadas, a nossa Biblioteca nunca sofreu obras de manutenção, está muito degradada e precisa urgentemente desta intervenção para qual, em boa hora, conseguimos financiamento. Se tudo correr como previsto, veremos os trabalhos começarem muito em breve”, destaca o Presidente da Câmara.
Neste momento decorre o concurso público para adjudicação da obra, na fase de entrega de propostas.