Valorização do Património

14 Setembro 2017

A Câmara Municipal de Vale de Cambra assinou um protocolo que irá permitir proteger e valorizar o património imóvel de interesse municipal. Uma medida que vem valorizar o nosso Património e a nossa Cultura.
O protocolo de colaboração foi formalizado com a Direção-Geral do Património Cultural reforçando assim, a cooperação institucional entre as duas entidades com vista à proteção e valorização dos imóveis classificados ou em vias de classificação, nos quais se incluem os imóveis de interesse municipal classificados ou que se possam vir a classificar.
Por esse motivo, e num primeiro passo para a implementação do protocolo, está a ser preparado um Regulamento de Inventariação e de Classificação de Património Histórico-Cultural como de Interesse Municipal, regulamentando e incorporando na autarquia as competências que nesta área lhe são atribuídas pela legislação em vigor.
Em Vale de Cambra existem 3 monumentos com classificação de natureza nacional. O “Pelourinho de Macieira de Cambra”, localizado na Praça da República, e o “Cruzeiro do Roge”, no adro da Igreja Matriz de Rôge, dois monumentos classificados como Imóveis de Interesse Público (o segundo mais importante nível de classificação nacional), assim como o “Outeiro dos Riscos”, na freguesia de Cepelos, o qual beneficia de classificação semelhante, sendo considerado um Sítio de Interesse Público.
Estes monumentos já estão integrados na Rede Metropolitana de Museus e Património Cultural que pode consultar aqui.
Deste modo contamos com a colaboração da população e visitantes na preservação do património cultural local que, além de serem motivo de orgulho dos Cambrenses, são elementos fundamentais na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho.

Para mais informações sobre os monumentos consulte:

Pelourinho de Macieira de Cambra: aqui
Cruzeiro de Roge: aqui