Aposta na Ação Social Escolar

20 Junho 2017

Atribuição de fichas de trabalho a todos os alunos que vão frequentar o 1º ciclo do ensino básico; apoio para material escolar e apoio para visitas de estudo aos escalões A e B da Ação Social Escolar.
Esta é a grande aposta da Câmara Municipal de Vale de Cambra na ação social escolar, uma área que tem vindo a crescer e cujas modalidades para o próximo ano letivo já estão definidas.

São medidas que refletem o investimento que a Autarquia tem vindo a fazer na Ação Social Escolar e que pretende, ano após ano, solidificar e apoiar cada vez mais alunos.
“Os apoios contemplados pela Ação Social Escolar, e também sem esquecer a atribuição de bolsas de estudo, visam a prevenção da exclusão social e do abandono escolar e a promoção do sucesso escolar e educativo, de modo que todos, independentemente das suas condições sociais, económicas, culturais e familiares, cumpram a escolaridade”, destaca a Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Catarina Paiva.
De acordo com o previsto no Regulamento, que contempla apoios a prestar pelo Município às famílias das crianças que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar, bem como da Ação Social Escolar no Ensino Básico, o Município adota ainda as seguintes modalidades no âmbito da Ação Social Escolar:
-Auxílios económicos (manuais escolares, material de apoio e atividades de complemento – visitas de estudo) – escalões A e B.
- Alimentação
- Transportes escolares
No ano letivo de 2017/2018 o Governo assegura os manuais escolares gratuitos a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, ficando excluídas desta atribuição as respetivas fichas de trabalho, sendo esta assegurada pela Autarquia cambrense que pretende, com este conjunto de medidas, proporcionar igualdade de oportunidades a todas as crianças das nossas escolas.