Semana da Poesia

17 Março 2014

Começa a 17 e dura até 21 de março, a Semana da Poesia 2014. Este ano "a Poesia pega de estaca" em folhas e árvores no Parque da Cidade! Este é o grande destaque da iniciativa que no Dia Mundial da Árvore e Dia da Poesia, 21 de março (sexta) anuncia o vencedor da VII Edição do Concurso de Poesia e leva poemas e recitais ao Parque da Cidade de Vale de Cambra. Participe!

Programação da Semana da Poesia
17 de Março a 30 de Abril I Átrio da Biblioteca Municipal
Exposição de Marcadores de Livros Gigantes realizados pelas IPSS's e outras entidades do Município.

17 de Março a 30 de Abril I Sala Infanto Juvenil da Biblioteca Municipal
Exposição de Ilustração
"O menino Jesus não queria ser Deus"
de Laura Araújo, aluna do 12ºD do Agrupamento de Escolas de Búzio de Vale de Cambra

19 de Marçom às 14.30h I Biblioteca Municipal
"As árvores e os livros"
Atelier vocacionado para o público infantil e juvenil

21 de Março - Dia Mundial da Poesia e Dia da árvore I Parque da Cidade
10h: "A poesia pega de estaca"
As crianças da escola de Vila Chã (Pré-escolar e 1º Ciclo) foram convidadas ir ao parque da cidade plantar algumas árvores e plantar "poemas" na atividade "A poesia pega de estaca".
A partir de uma seleção de poemas relacionados com a Natureza, das árvores "brotarão" poemas, das estacas nascerão belas folhas inspiradoras, criando um percurso de leituras poéticas ao longo do parque.
O objetivo é que esta "plantação" vá crescendo dentro das pessoas que visitam o Parque da Cidade, despertando não só nas crianças mas também no público em geral, um sentimento inspirador que acabe por criar raízes.
Esta é uma ação promovida pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal, das Bibliotecas Escolares e do Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete Técnico Florestal e Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente.

14h30: "Poemário"
Dando vida à " poesia pega de estaca" que foi plantada durante a manhã, o Poemário consiste na encenação e declamação dos poemas, pelos alunos da turma do 8º E do agrupamento de escolas de Búzio de Vale de Cambra. Cada personagem é um poema vivo. Os jovens formam um percurso que o público vai percorrendo para ouvir a poesia.

Ao longo do dia 21:
No site do Município e na página oficial da Câmara Municipal no facebook:
Divulgação do vencedor do Concurso de Poesia, aqui na página da CMVC e Facebook Oficial Vale de Cambra