Vale de Cambra integra a Campanha “Papel por Alimentos”

23 Abril 2017

O Município de Vale de Cambra integra a Campanha “Papel por Alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares. No dia 7 de abril, foram entregues para reciclagem, no Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, 1333 kg de resíduos de papel – nomeadamente, manuais escolares antigos não reutilizáveis – e 180 kg de resíduos de cartão que foram recolhidos pelas escolas do município.

Cada tonelada recolhida será convertida em 85 euros de produtos alimentares para a cadeia de distribuição solidária do Banco Alimentar Conta a Fome.

A iniciativa decorre da colaboração entre o movimento REUTILIZAR e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares. A parceria procura fomentar a entrega para reciclagem de livros escolares que já não podem ser reutilizados, prolongando o seu valor social.

Do papel doado por particulares, empresas e instituições ao Banco Alimentar Contra a Fome, é gerado um resíduo, do qual, a Greenpaper, parceira ambiental do projeto, efetua a preparação prévia e encaminha para a reciclagem.

José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, entende que “é fundamental que os municípios demonstrem uma postura proativa no que respeita à sustentabilidade ambiental e à luta contra o desperdício”. Para o autarca, “a envolvência das escolas do concelho é, ainda, uma aposta de valor complementar, potenciando a consciencialização dos mais jovens para a importância do tema.”