Banco Local de Voluntariado: faça parte

15 Abril 2017

Vale de Cambra já apresentou o Banco Local de Voluntariado. A partir de agora todos os interessados em dar mais de si à comunidade, podem inscrever-se e fazer parte deste projeto, promovido pela Câmara Municipal e que pretende ser um espaço de aproximação entre pessoas com disponibilidade e perfil para serem voluntárias e as organizações promotoras de voluntariado. O lançamento do banco de voluntariado decorreu ao longo da tertúlia organizada pelo Município de Vale de Cambra e pelo Programa Vale+Social da ADRIMAG, intitulada "Vamos (em)prestar-nos a esta causa?". Um dos projetos em destaque e que está integrado no Banco Local de Voluntariado é o "Apadrinhamento de Idosos(as)”, da iniciativa do CLDS Vale + Social, da Adrimag e  da Câmara Municipal. Trata-se pois, de um projeto de voluntariado de proximidade à população sénior do concelho com os objetivos de: combater o isolamento social e geográfico dos idosos, prestar apoio informal, regular e continuado e favorecer a integração social das pessoas idosas, contribuindo ainda para a satisfação de carências básicas e essenciais ao seu bem estar. Continue a ler e saiba como fazer parte!

A sessão de abertura da Tertúlia teve a presença da Vereadora do Pelouro da Ação Social, Catarina Paiva, que enalteceu o papel dos voluntários na promoção do bem estar de grupos mais vulneráveis, mas também na mobilização em prol de causas publicas, nas áreas sociais, ambientais e educativas, entre outras.
Com a participação ativa de voluntários que exercem esta ação a nível local em várias instituições do concelho, foram abordados testemunhos sobre os benefícios para quem dá o seu tempo em prol do bem comum, evidenciando a importância do voluntariado para o enriquecimento pessoal de quem se empresta a esta causa.
Durante o encontro, foi ainda apresentado o Banco Local de Voluntariado de Matosinhos- projeto VEM que tem crescido e que é um exemplo de voluntariado no país.
Na sessão de encerramento estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e o Coordenador da Adrimag, João Carlos Pinho que foram unânimes em enaltecer o papel dos voluntários locais e da importância dos projetos de voluntariado para a coesão e desenvolvimento social das comunidades.
Banco Local de Voluntariado: como funciona?
A partir desta data os(as) interessados em desenvolver ou integrar projetos de voluntariado deverão manifestar essa vontade junto dos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal que conduzirá o processo de integração/acompanhamento em projetos locais no âmbito do desenvolvimento social, educação, cultura, ambiente, entre outros.
Quem pode ser voluntário?
Todas as pessoas que de forma livre, desinteressada e responsável se comprometam, de acordo com as aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
Que organizações podem ser promotoras de voluntariado? Todas as entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos que promovam ou pretendam promover projetos/programas de voluntariado em Vale de Cambra.
Contactos: Divisão de Ação Social, Desporto, Educação e Cultura – CMVC,
Av. Camilo Tavares de Matos, Telefone: 256 420 510