Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Sustentabilidade Empresarial versus Condições de Trabalho em debate em Vale de Cambra

Sustentabilidade Empresarial versus Condições de Trabalho em debate em Vale de Cambra
imagem
25 Março 2017

No dia 30 de março, a Câmara Municipal de Vale de Cambra e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) promoveram uma conferência em torno da “Melhoria das Condições de Trabalho versus Sustentabilidade Empresarial”.

A iniciativa, que decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, inseriu-se na Campanha Ibérica de “Prevenção de Acidentes de Trabalho” e pretendeu discutir e debater estratégias e metodologias para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

A Autarquia e o ACT juntaram no mesmo espaço representantes de algumas das maiores empresas do concelho de Vale de Cambra e do país, profissionais do setor do trabalho, da saúde e da segurança, bem como entidades ligadas à administração pública, para debater temas como o “Trabalho Saudável para Todas as Idades”, “Boas Práticas para um Trabalho Mais seguro e Saudável”, “Condições de Trabalho e Sustentabilidade”, “Operacionalização de Socorro”, “Medida Contrato de Emprego”, e “Prevenção de Acidentes de Trabalho”.

O evento teve como tónica principal a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e a necessidade de criar um ambiente de trabalho saudável, como forma de aumentar a produtividade dos trabalhadores e melhorar a competitividade das empresas.

No decorrer do seminário foi ainda apresentada a campanha europeia “Trabalho saudável para todas as idades” que pretende sensibilizar e alertar as pessoas para os riscos que estão a correr, apontando soluções que envolvam quer a entidade empregadora, quer o próprio colaborador, já que quanto mais informados os trabalhadores estiverem mais facilmente implementarão as mudanças que se impõem.

José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, a quem coube a abertura dos trabalhos, destacou o carácter industrial do concelho, com um caráter muito vocacionado para a exportação e que lidera em setores como como a metalomecânica, os lacticínios e a madeira. “Este evento pretende ser um espaço de partilha de ideias e de boas práticas. A prevenção assume um papel fulcral na produtividade das empresas. É urgente encontrar um equilíbrio entre a vida familiar e a vida profissional para que as pessoas sejam felizes no trabalho”, referiu.