100 anos da vida literária de Ferreira de Castro

10 Janeiro 2017

Terá lugar, no próximo dia 12 de janeiro, pelas 14h30, a inauguração da peça escultórica "A Selva", da autoria criativa do professor Vítor Ferreira e inspirada no romance "A Selva", obra emblemática do escritor Ferreira de Castro. Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Búzio, integrada nas comemorações dos 100 anos de Vida Literária do escritor Ferreira de Castro, a qual contou com o contributo criativo do professor Vítor Ferreira, com a colaboração das oficinas de mecânica da Escola Básica e Secundária do Búzio e com uma empresa da região.

Pelas 15h30 ocorrerá a abertura da exposição "Ferreira de Castro, um olhar sobre o Vale", nos Paços do Concelho, constituída por excertos da descrição do percurso entra as Baralhas e a Sra. da Saúde, que o autor faz de Vale de Cambra no "Guia de Portugal" (1944), e por fotografias da época pertencentes ao espólio fotográfico do Arquivo Municipal de Vale de Cambra. Esta exposição é um convite a que se volte a um tempo ido, se encontre um território que já não é o mesmo e se percecione o escritor noutro registo literário.
Ao longo do ano de 2016 foram realizadas em parceria, pelo Agrupamento de Escolas de Búzio, Câmara Municipal e o Centro de Estudos Ferreira de Castro, diversas iniciativas de homenagem ao escritor, procurando sensibilizar a comunidade para a importância da sua obra literária no panorama cultural português e da sua ligação ao concelho de Vale de Cambra.

Todas as atividades são de entrada livre.

Comemorações dos 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro

Dia 12 de janeiro de 2017

Evocando Ferreira de Castro

Inauguração da escultura "A Selva", em homenagem a Ferreira de Castro

• Local: Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho
  • Horário: 14h30

Exposição "Ferreira de Castro, um olhar sobre o Vale"

Exposição fotográfica

• Patente de 12 de janeiro a 6 de fevereiro de 2017
  • Horário: 2ª feira a 6ª feira - entre as 9h e as 17h30m - Domingo: 14h30 às 19h30.
  • Local: Paços do Concelho