Foi há 500 Anos

12 Fevereiro 2014

Foi há 500 anos que D. Manuel, o Venturoso, entregou o Foral às Terras de Cambra. No dia 10 de fevereiro'14 a semana começou em festa com celebrações ao longo de todo o dia na Vila de Macieira de Cambra, com o programa realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escolas de Búzio. As comemorações dos "500 anos do Foral de Cambra" continuarão ao longo do ano.

Corria 1514 e a terra que se tornou Concelho sentiu-se reconhecida, valorizada, uma mais valia para a Coroa. Por todo o lado houve música e bandeiras a assinalar o ato. A Companhia Vivarte fez a recriação da assinatura do Foral com a preciosa colaboração da EB1 da Praça.
Crianças desfilaram no centro da Vila, depositaram a coroa de flores do Pelourinho e, algumas, ainda assistiram à sessão solene que encheu o Salão Nobre da Junta de Freguesia.
Na rua foi ainda descerrada uma pedra simbólica que formaliza a passagem deste aniversário. No Museu Municipal onde está patente a exposição "Caaymbra" onde pode saber tudo sobre o contexto e o desenrolar de acontecimentos no País, enquanto Cambra via ser-lhe atribuído um Foral.
Foi ainda servido um almoço medievo-renascentista, pelos alunos da Escola Secundária - Curso de Serviço de Mesa e Bar.
O dia foi e será sempre de festa porque este 10 de fevereiro é uma data histórica que nos enche a todos de orgulho!