Centro Marcha e Corrida

01 Janeiro 2015

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Nesta perspetiva de forte preocupação em promover hábitos saudáveis de vida que surge o CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE VALE DE CAMBRA (CMMC), no âmbito do Programa Nacional promovido pelo Instituto de Desporto de Portugal, Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O que é um Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC)?
É um local constituído por um conjunto variado de instalações (centro de apoio ao praticante, percursos para marcha e corrida, etc.) onde os munícipes inscritos no Programa Nacional (clique para se inscrever) poderão realizar a sua actividade física, com acompanhamento técnico especializado, usufruindo de instalações seguras para o desenvolvimento da marcha e corrida.

Quem pode praticar?
O CMMC é destinado a toda a população, desde aqueles que possuem muita experiência de treino até aqueles que nunca realizaram qualquer tipo de actividade desportiva. A grande diferença centra -se nos objectivos de treino. As pessoas que iniciam a prática da marcha e/ou corrida deverão fazê-lo progressivamente para que o seu organismo se habitue o que será conseguido com a ajuda técnica que o projecto pretende implementar.

Destinatários e Acompanhamento Técnico:
Destina-se à população em geral, mas  jovens e crianças também poderão aderir, especialmente quando acompanhados de um adulto. No seu programa de treino será tido em conta, sempre que necessário, as características distintas deste grupo etário.
O papel dos técnicos do CMMC consiste em intervir ao nível do planeamento do treino e condições básicas de monitorização de alguns indicadores de saúde e de condição física. O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Vale de Cambra é apoiado por 2 técnicos acreditados pelo Instituto de Desporto de Portugal, Federação Portuguesa de Atletismo, e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que obtiveram formação própria para a prescrição do treino e aconselhamento aos praticantes.

Os horários de funcionamento do CMCVC são os seguintes:
2.ª e 5.ª feiras:
4.ª feira:

PERCURSOS

Percurso 1 – Percurso Central (azxul)
Distância: 1356 m
Dificuldade: Baixa
Percurso circular, tem inicio junto aos balneários de apoio e percorrerá a zona central do parque,
junto ao rio.

Percurso 2 - Percurso Exterior (preto)
Distância: 2184m
Dificuldade: Baixa
Percurso circular, tem inicio junto aos balneários de apoio e percorrerá a zona pedonal pelo exterior do
parque junto à ciclovia existente.

Percurso 3 – Percurso Interior (vermelho)
Distância: 2460m
Dificuldade: Baixa
Percurso circular interior, tem inicio junto aos balneários de apoio, percorrerá os caminhos pedonais de 3 metros de largura.

VANTAGENS
- Cartão do Praticante que dará acesso a um conjunto de regalias em provas de marcha e corrida organizadas pelas instituições organizadoras do CMMC, bem como, acesso a vantagens e promoções das entidades parceiras;
- Apoio de um técnico com formação específica para aconselhamento e prescrição do treino;
- Seguro desportivo;
- Informação, em primeira mão, via SMS/e-mail, dos eventos desportivos.
- Descontos nas lojas aderentes para aquisição de material desportivo.
- Descontos em Exames Médicos em Clinicas de Vale de Cambra, com exames específicos e direccionados para a sua prática desportiva;
- Desconto na utilização dos equipamentos desportivos do Parque Urbano (Relvado sintético, campo de ténis e MiniGolfe)
- Avaliação dos níveis de condição física de forma gratuita;
- Acesso ao site do Programa Nacional: www.marchaecorrida.pt , onde terá acesso a uma grande variedade de informações e dicas relevantes sobre treino e saúde.