Ação Social Escolar apoia 200 alunos

11 Setembro 2015

A Câmara Municipal entregou, no dia 10 de setembro'15, manuais escolares do 1.º ao 4.º ano do 1.º Ciclo, aos alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar. Contudo, a Autarquia já anunciou que o objetivo é alargar a mais alunos. A Vereadora da Educação e da Ação Social, Catarina Paiva, realçou o grande trabalho que tem sido feito em Vale de Cambra para apoiar os alunos que mais precisam no que respeita aos livros e ao material escolar, bem como às refeições e aos transportes, incluindo ainda a requalificação e melhoramento das próprias escolas. O Presidente da Câmara, José Pinheiro, por seu turno, destacou que em breve será instalado no concelho um CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – de terceira geração, representando um financiamento de 450 mil euros, permitindo dar respostas também, no reforço do apoio social.

"Temos, pela primeira vez no Concelho de Vale de Cambra, um CLDS de terceira geração aprovado que também permitirá aplicar uma verba a rondar os 450 mil euros e que vai ter uma ação preponderante sobre a área social, sobre o ensino e no apoio às pessoas que estão desempregadas, estamos certos de que contribuirá grandemente para a melhoria da condução e sobre a criação de novas oportunidade de vida. Acreditamos sinceramente, que resultará", disse José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal, na sessão pública que precedeu a entrega dos livros escolares aos alunos dos escalões A e B, numa sala repleta de encarregados de educação e crianças.

O Presidente da Câmara deixou a certeza de que "vamos, naturalmente, procurar priorizar aquilo que são as grandes necessidades do Concelho, não esquecendo nunca aquilo que é a importância do interior", já que, é na zona mais distante da parte urbana para a qual o Município tem que reforçar a coesão social e a fixação de população, "temos uma pressão inversa no interior no que respeita à capacidade para fixar população. E a esse nível procuraremos criar apetência pelo interior do Concelho, procurando atrair mais pessoas de fora e, também, fazer com que as pessoas de cá tenham oportunidades de criar o seu negócio, tendo a sua oportunidade, criando novas dinâmicas envolvendo as pessoas do interior. Nesse aspeto a Educação é fundamental", rematou.
Catarina Paiva, Vereadora da Educação e da Ação Social da Câmara Municipal agradeceu a presença de todos e daqueles que contribuem, dia a dia, para que os apoios sejam possíveis, e "bem ciente da importância da promoção da igualdade de oportunidades no acesso à Educação, onde se incluem o apoio quer na entrega dos manuais escolares, quer nos transportes, quer na alimentação", reforçou que o objetivo é "alargar a entrega de manuais escolares a mais alunos".
Os alunos beneficiários destas medidas estão, assim, inseridos em agregados familiares com menos recursos económicos e os critérios aplicados são os previstos na legislação em vigor, sendo adotadas medidas complementares de avaliação de recursos e condição social da família.

Este foi mais um passo para minimizar as dificuldades das famílias mais carenciadas cujo rendimento nem sempre permite um investimento pleno na educação dos seus filhos.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra deseja a todos um feliz ano escolar, repleto de sucessos e reitera que "juntos, faremos uma escola mais feliz".