Colóquio de Educação congrega comunidade

04 Setembro 2015

A Câmara Municipal de Vale de Cambra e o Agrupamento de Escolas do Búzio assinalaram o arranque do ano letivo com o "Colóquio de Educação", reunindo cerca de 300 participantes numa representação massiva da Comunidade Escolar. Iniciativa inovadora e congregadora da "grande família que é a Escola", o evento foi também, um momento de convívio e de regozijo neste ano em que a Escola Básica e Secundária do Búzio foi distinguida - no ranking do Ministério de Educação - como uma das "cinco melhores escolas do País". Este facto foi, precisamente, o ponto alto do discurso da Vereadora da Educação, Catarina Paiva que, originando uma orgulhosa e entusiasta salva de palmas, felicitou publicamente a plateia, rematando: "o Agrupamento de Escolas do Búzio distinguiu-se porque conseguiu, durante quatro anos consecutivos, que os seus alunos melhorassem os resultados relativamente às médias nacionais. Parabéns. Vocês trabalham muito bem".

O tema do Colóquio "Resolução de Conflitos em Contexto Escolar", que decorreu esta quinta-feira no centro cultural de Macieira de Cambra, visou a partilha de ideias e experiências para melhor lidar com os conflitos em ambiente escolar, possibilitando que todos os intervenientes possam desempenhar um papel responsável e ativo na resolução dos problemas que diariamente ocorrem nas nossas escolas.
O Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, presidiu à abertura, lado a lado com Pedro Martins – Diretor do Agrupamento de Escolas do Búzio e José Mesquita – Delegado Regional de Educação. José Pinheiro destacou a pertinência da temática abordada para a atualidade do contexto escolar e vincou a "dedicação e boas condições do concelho que Vale de Cambra ao nível das infraestruturas educativas. É o exemplo da recém requalificada Escola do Búzio e do avanço das obras na Escola Secundária, que oferece boas condições de ensino, quer a nível físico quer ao nível do quadro docente e, prova disso, é o ranking do Ministério da Educação que nos coloca entre as cinco melhores escolas do país. Também aqui somos pioneiros e bem sucedidos, com uma oferta de Formação Profissional que se impõe no panorama educativo regional. A Formação Profissional é de resto, uma aposta forte que não queremos, nem devemos, descurar, adequando-a à necessidade de mão de obra do nosso tecido empresarial".
O colóquio foi constituído por três paineis com os temas: "Mediação de Conflitos numa Perspetiva Educativa e Organizacional na Escola" a cargo de Elisabete Pinto da Costa (Diretora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto); "A importância da mediação na prevenção da violência em contexto escolar – uma abordagem psicológica" por Mónica Soares (Psicóloga/Mediadora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto), finalizando com a apresentação do tema "Problem Solvers em Ação" pelo Núcleo criativo de Vale de Cambra representado por Filipa Marques.
Catarina Paiva, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vale de Cambra, fez um balanço positivo dos trabalhos e agradeceu às convidadas "o facto de estarem hoje aqui presentes, para partilharem connosco o arranque do ano letivo de 2015 /2016, e para que nos possam ajudar na mediação dos Conflitos das nossas estruturas escolares".
"Considerando o conflito uma ação natural, visto que se trata de algo inerente à natureza humana e que, em razão disso, o conflito é inevitável, pensamos que é de suma importância refletir em conjunto sobre este assunto", realçou Catarina Paiva que rematou alertando que o conflito é inevitável e parte integrante da vida escolar, "tornando-se pertinente desenvolver competências e estratégias que promovam a sã convivência escolar, melhorar a comunicação, trabalhar a confiança e prevenir futuros conflitos, com o objetivo de promover a qualidade de vida de todos aqueles que vivem a realidade "escola" conduzindo as controvérsias à construtividade".
Presença importante neste encontro foi, também, a de José Mesquita. O Delegado Regional de Educação apadrinhou a iniciativa nesta primeira edição e louvou a mobilização e congregação de esforços para o debate de um tema tão importante".

VISITA AO CONCELHO: à descoberta do Vale Mágico
A Câmara Municipal de Vale de Cambra promoveu uma visita turística ao Concelho, incluída no Colóquio de Educação. Assim, durante a tarde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as riquezas gastronómicas e paisagísticas locais com uma visita aos Moinhos de Paraduça e à Cascata, à qual se seguiu a incursão ao Parque da Senhora da Saúde, em Gestoso, S. Pedro de Castelões. O périplo terminou em Vila Chã no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho.