Os nossos Padroeiros

16 Junho 2015

"Os nossos Padroeiros" é uma mostra que pretende dar a conhecer as vidas e evocações dos padroeiros das Paróquias do nosso Concelho e que decorre até ao mês de setembro'15, no Museu Municipal de Vale de Cambra. A iniciativa conta com a colaboração das Comissões de Idosos de Vale de Cambra e dos Párocos do Concelho. Visite! A entrada é livre!

O Museu Municipal de Vale de Cambra inaugura amanhã, dia 18 de junho, a exposição "Os Nossos Padroeiros", que pretende dar a conhecer as vidas e evocações dos Santos Protetores de todas as paróquias do Concelho.

Ao todo, estão representados nove santos. A exposição é constituída não só pelas imagens formais de cada um dos Padroeiros, mas também por um painel onde se podem ler informações adicionais. Para além disto, a mostra conta ainda com representações de expressão popular, onde a criatividade de alguns locais reinterpreta a forma de apresentação de Santo António, São João e São Pedro.

O objetivo desta iniciativa não é apenas divulgar a arte das figuras exibidas mas sim, e principalmente, a história delas. Através das estátuas pretende dar-se a conhecer a história das personagens por elas retratadas, possibilitando aos visitantes a aprendizagem de factos e curiosidades acerca de cada um dos santos.

Os Padroeiros que constituem a exposição são: São Tiago Apóstolo, da paróquia de Codal; Nossa Sra. Da Purificação, de Vila Chã; São Salvador, de Rôge; Nossa Sra. Da Natividade, de Macieira de Cambra; São Pedro Apóstolo, de Castelões; São Miguel Arcanjo, de Junqueira; São Simão, de Arões; São João Batista, de Cepelos e de Vila Cova de Perrinho; e claro, o Santo António, padroeiro de Vale de Cambra.

A iniciativa, que é levada a cabo pela Câmara Municipal, conta com a colaboração das Comissões de Idosos de Vale de Cambra e dos Párocos que ajudaram, respetivamente, na recolha das figuras e na verificação da "biografia" de cada um dos santos expostos.
A exposição estará disponível até 19 de setembro de 2015 e a entrada é livre.

CONTACTOS / INFORMAÇÕES
Museu Municipal:
Horário: Ter. a Sex.: 09h às 12h30 e das 14h às 17h30 | Sáb.: 9h às 12h30 (encerra à segunda)
Praça da República, nº 370 – Macieira de Cambra
3730 – 223 Vale de Cambra