

- Município
- Viver
- Vale de Cambra
- Documentação Online
- Área Económica e Financeira
- Avisos e publicações
- Consultas de discussão pública
- Contratos
- Orçamento
- Outros procedimentos concursais
- Plano de prevenção de risco de gestão
- Planos e Relatórios
- Recursos Humanos
- Regulamentos Municipais
- Relatórios Reclamações/Sugestões
- Sessões da Assembleia Municipal
- Reuniões de Câmara Municipal
- Direito de oposição
- Protocolos e Contratos
- Formulários
- Hasta Pública
- Serviços Municipais
- Ação Social
- Instituições de Apoio Social
- Instituições de Apoio Social
- Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente
- Centro de Promoção Social e Cultural de Junqueira
- Centro Social Paroquial da Freguesia de Arões
- Centro Social Paroquial S. João Batista de Cepelos
- Centro Social Paroquial de S. Pedro de Castelões
- Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa/Núcleo de Vale de Cambra
- Fundação Luiz Bernardo de Almeida
- FOCUS
- Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra
- Apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Pedidos de Apoio Técnico
- Instituições de Apoio Social
- Rede Social
- Projetos I Respostas I Parcerias
- Atendimento e Acompanhamento Social
- Instrumentos de Planeamento Social
- NLI - Núcleo Local de Inserção
- Instituições de Apoio Social
- Água e Saneamento
- Cultura
- Desporto
- Associativismo
- Emprego & Formação
- Juventude/Tempos Livres
- Educação
- Florestas
- Obras municipais
- Saúde
- Urbanismo
- Gabinete de Veterinária
- Metrologia
- Ambiente
- Habitação
- Ordenamento do Território
- Mobilidade e Transportes
- Ação Social
- Visitar
- Investir
-
Início
-
Viver
-
Vale de Cambra
-
Notícias
- Câmara reavivou a tradição das Janeiras
Câmara reavivou a tradição das Janeiras

Mais de trezentas pessoas subiram ao palco do Centro Cultural, em Macieira de Cambra, no passado sábado (31 de janeiro'15) para participarem no Encontro Concelhio de Cantares das Janeiras. O evento, reativado pela Câmara Municipal com o objetivo de preservar tradições, foi um sucesso que lotou o espaço e já tem local marcado para 2016: a freguesia de Rôge.
Tal como é tradição em todo o país, as Janeiras fazem parte da memória coletiva, sendo prática anual comum em muitas localidades. O Encontro Concelhio de Janeiras de Vale de Cambra também foi, durante alguns anos, um evento que marcou a agenda cultural local, num avivar de memórias e união de gerações, mas, acabou por ficar suspenso, adiando de ano para ano, este reabilitar da tradição e da cultura popular locais.
Nesse sentido, e numa aposta clara nas raízes culturais cambrenses, a Câmara Municipal promoveu o Encontro Concelhio de Cantares das Janeiras no passado sábado, dia 31 de janeiro'15 no Centro Cultural, em Macieira de Cambra que contou com a atuação dos grupos: Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense; Casa do Professor de Vale de Cambra; Coro de Santo Aleixo; Grupo Desportivo e Cultural "Estrelas Vermelhas"; Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões; Grupo Etnográfico Terras de Cambra; Grupo de Folclore "Terras de Arões"; Orquestra de S. João Baptista de Cepelos; Rancho Folclórico "A Primavera" de Vila Cova de Perrinho; Rusga da Arrifaninha e Sociedade Artística Banda de Música de Vale de Cambra.
"Estamos aqui reunidos esta noite para dizermos que não queremos nem devemos perder uma tradição tão forte como é o Cantar das Janeiras, dando continuidade a um evento que já vinha sendo uma referência no nosso Concelho", referiu a Vereadora Daniela Silva. Defensora das tradições fortemente enraizadas na nossa comunidade, a responsável pela pasta da Cultura referiu ainda que "é imperativo olharmos para a Cultura de uma forma transversal e este tipo de manifestações promove o importante e imprescindível encontro de gerações, a preservação da memória coletiva e a partilha de experiências, enriquecendo e avivando em todos nós este orgulho que temos no passado e nas tradições locais".
Assegurando que a próxima edição do Encontro de Janeiras já está marcada, a Freguesia de Rôge será a próxima a receber, em 2016, a 17.ª edição.
A Câmara Municipal agradece ainda, tal como referiu a Vereadora Daniela Silva no final do evento, "o apoio e a cooperação de todas as associações que participaram no evento, bem como àquelas que cooperaram na sua divulgação e na decoração do espaço, nomeadamente, ao Coro de Santo Aleixo, ao Grupo Desportivo e Cultural Estrelas Vermelhas, à Casa do Professor/Universidade Sénior, ao Grupo Etnográfico Terras de Cambra e à Junta de Freguesia de Macieira de Cambra. Um agradecimento também à Rádio Regional de Arouca que esteve connosco na gravação para a emissão do encontro".