Bombeiros recebem Equipamento de Proteção Individual

08 Janeiro 2015

Na passagem dos 55 anos de vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, o Município associou-se à efeméride levando a cabo a sessão solene nos Paços do Concelho cujo ponto alto foi a entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
São 29 equipamentos cujo investimento ascende a cerca de 12 mil e 900 euros e que potenciarão a defesa e a proteção dos bombeiros no combate a incêndios florestais, decorrente de uma candidatura da AMP – Área Metropolitana do Porto para aquisição de equipamentos de proteção individual para os corpos de bombeiros da AMP (e onde Vale de Cambra se insere).
Para além da entrega simbólica do novo EPI nas mãos do Comandante da Corporação, Vítor Machado, o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, entregou a placa comemorativa do aniversário dos bombeiros, realçando "a forma singela, mas com profundo sentimento de gratidão, homenageando a forma abnegada e espírito de dedicação com que as mulheres e homens do nosso corpo de bombeiros se entregam à nobre missão de servir o próximo".

No seu discurso, José Pinheiro enalteceu ainda, o crescimento da força dos Bombeiros de Vale de Cambra ao longo dos últimos anos, e destacou a sua elevada reputação numa força que vai para além das fronteiras concelhias: "são hoje indubitavelmente uma forma de bombeiros eficaz, competente, operacional e com reconhecidos méritos no seio dos bombeiros portugueses. Sinto por isso, enquanto Presidente da Câmara e valecambrense, natural orgulho dos nossos bombeiros, estando certo que expresso o sentir de todos os valecambrenses".

Ainda no âmbito das comemorações dos 55 Anos dos BVVC, a Câmara Municipal organizou a exposição "Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra – 55 Anos" cuja abertura decorreu no dia 6 de janeiro'15 e que estará patente até ao dia 16 deste mês na sala de exposições dos Paços do Concelho. Aqui poderá ver uma retrospetiva de imagens, recortes de jornais e objetos da corporação, e que retratam um pouco desta vasta e rica história de vida.

O primeiro dia do Aniversário encerrou com um simulacro de acidente rodoviário que juntou no centro da cidade várias dezenas de pessoas.