Sensibilização sobre o Alzheimer

24 Setembro 2014

A Câmara Municipal de Vale de Cambra reuniu 160 pessoas em torno de um tema que é pertinente e comum aos nossos dias: a doença de Alzheimer. O Dia Internacional celebra-se a 21 de setembro, e o Município assinalou a data ao promover, com a colaboração da Unidade de Cuidados na Comunidade de Vale de Cambra, uma sessão de sensibilização na Biblioteca Municipal.

O encontro decorreu a 23 de setembro'14, dividio em duas sessões (devido à grande afluência de participantes) e saldou-se positivamente como uma iniciativa que captou interesse e muita adesão.
Foram apresentados temas como: os dez sinais da doença; faculdades mais afetadas; formas de apoio e focos de ajuda a doentes e familiares. No final ficou ainda a mensagem de que é possível prevenir e detetar precocemente esta demência, bem como dominuir os seus riscos.
Recorde-se que a Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos e que é reconhecida pelas Nações Unidas como Doença Crónica não Transmissível.
A Câmara Municipal de Vale de Cambra considerou promover esta sessão de sensibilização através do Gabinete de Apoio ao Idoso Municipal, para alertar – não só a camada mais idosa da população mas também, a população em geral – sobre o Alzheimer.