Homenagem à Mulher Autarca

21 Maio 2015

O XXII aniversário de elevação a Cidade ficou marcado pela homenagem a todas as mulheres que, desde o mandato de 1977/79 até ao mandato de 2009/2013, integraram os órgãos do Município e das Freguesias de Vale de Cambra. Um "dizer sim à presença das mulheres na causa pública", foi o simbolismo do ato, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal que destacou o papel da Mulher enquanto "inegável reforço na política, nas instituições e na sociedade". As destinatárias do discurso de José Pinheiro foram, no primeiro momento, as primeiras mulheres que, em Vale de Cambra, desbravaram um caminho que, até à data, tinha sido masculino. O Presidente da Câmara Municipal fez questão de destacar "Margarida Oliveira, vereadora da Câmara Municipal no mandato 1977/79 e Adelaide Alegria Coutinho, que integrou a Assembleia Municipal no primeiro mandato, após eleições livres serão, e por assim dizer, são as pioneiras num universo político onde os homens sempre dominaram".

Na sua intervenção, o Presidente da Autarquia destacou ainda as freguesias de Cepelos e Junqueira, onde praticamente desde os primeiros mandatos, as "mulheres disseram presente e fizeram-se presentes nas listas partidárias". Uma ideia corroborada por Rui Leite. O Presidente da Assembleia Municipal, associou-se a esta homenagem destacando as mulheres que, após a instalação da democracia, "saíram a terreno para participarem de uma forma ativa e cívica no desenho que se pretendia para o nosso concelho. Esta homenagem representa para mim o reconhecimento do peso e importância que têm as mulheres, (cerca de 48,47% da população do concelho segundo dados do INE de 2012) e do potencial que podem manifestar na prossecução de tal desiderato".

"Assim sendo, o Presidente da Assembleia Municipal nada mais tem a fazer do que se curvar perante todas aquelas que abnegadamente quiseram participar no modelo inacabado de construção da nossa terra", realçando ainda que "o modelo de perfeição que buscamos na vida não se confina aquilo que o homem ou a mulher de per si realiza, mas no que resulta da combinação ponderada das matizes naturais que cada um transporta e verte nos seus desenhos ou projetos, o que leva a que a ausência de participação de um ou outro género, termine sempre na busca da sensibilidade perdida".

A Câmara Municipal finalizou a sessão solene comemorativa dos vinte e dois anos da Cidade com a entrega dos diplomas de reconhecimento e uma rosa, a cada uma das mulheres presentes.

Perante um salão nobre repleto de mulheres e de homens, esta foi uma forma singela de agradecimento, comparada com a força e a importância que tem a Mulher na história, no desenvolvimento e crescimento do Concelho.

Veja a galeria de imagens aqui