Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Mais de Um Milhão de Euros para a Educação

Mais de Um Milhão de Euros para a Educação
20 Setembro 2022

Câmara Municipal de Vale de Cambra investe 1 323 916,83 euros no ano letivo que arrancou esta segunda-feira em Vale de Cambra. No total são cerca de 2600 alunos na rede escolar, desde o pré-escolar até final do ensino obrigatório, para os quais a autarquia canaliza uma das suas grandes apostas, reforçando medidas que apoiem o crescimento e estabilidade de toda a comunidade escolar. Em funcionamento estão os seguintes estabelecimentos de educação e ensino: dez escolas do 1º ciclo; doze Jardins-de-infância; 2 escolas do 2º e 3º ciclos e uma escola secundária em que mulheres e homens de amanhã construirão o seu futuro.

Porque a Educação não tem preço, a Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça, ano após ano, a aposta nesta área com um trabalho que pretende sobretudo, proporcionar condições de acesso ao conhecimento e desenvolvimento das crianças e jovens que frequentam as escolas.
Assim, desde o investimento de mais de um milhão de euros, sendo cerca de meio milhão em Ação Social Escolar; passando por programas de necessidades educativas especiais ou de combate ao insucesso escolar, a Autarquia assinala neste dia 19 de setembro o arranque de mais um ano letivo.

No ano da transferência de competências na área da Educação para o Município de Vale de Cambra, a autarquia e o agrupamento de escolas de Búzio, fazem tudo ao seu alcance para que o ano escolar inicie com todas as condições reunidas.

“A Escola já não é um mero transmissor de conhecimentos e de aprendizagens pedagógicas. A Escola é um espaço educativo, que de forma gradual, tem ocupado o espaço da família e de outras instituições na formação dos jovens. Devemos por isso, dirigir a nossa atenção para a Escola e nela implementar respostas adequadas às necessidades de crianças e jovens”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro.
“A transferência de competências para os Municípios, dando cumprimento ao previsto no Decreto-lei 21/2019 de 30 de janeiro trouxe novos desafios aos serviços municipais, colocando-se exigências de reorganização para responder em diferentes domínios desde a Educação pré-Escolar até ao final da escolaridade obrigatória, sendo que no caso do Município de Vale de Cambra a atuação estende-se ao ensino superior ao nível dos apoios sociais, através das bolsas de estudo”, realça o Presidente.

MEDIDAS E PROJETOS DE APOIO
Ao longo do ano as crianças do Pré-Escolar terão acesso às atividades no âmbito do Projeto "Crescer em Movimento" bem como às atividades desenvolvidas pelos diferentes serviços educativos municipais sobre as quais será partilhada informação em momento próprio. Serão também oferecidas garrafas reutilizáveis a cada aluna/o.
No 1º Ciclo todos os alunos beneficiam de um kit Escolar, composto por Fichas de Trabalho e o material escolar necessário ao longo do ano. Este kit inclui: um estojo (gentilmente oferecido pela Colep Packaging). Estes kits são agora entregues e constituem propriedade do aluno que os deve cuidar. Os alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar têm direito a 10€ para comparticipação das visitas de estudo. Estas verbas foram transferidas para o Agrupamento de Escolas de Búzio e são disponibilizadas aquando a realização das visitas.
Este ano letivo o Município passa a assumir as Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo, em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Búzio e Academia de Música de Vale de Cambra. Os alunos do 1º e 2º ano terão acesso à Atividade Física e Desportiva; Expressões Artísticas e Música. Nos 3º e 4º anos serão ministradas: Atividade Física e Desportiva; Expressões Artísticas e Música e Probótica. As áreas escolhidas procuram acima de tudo proporcionar atividades lúdicas e de bem-estar junto das crianças, através do desporto, da música e da arte, envolvendo ações que promovam as raízes e a identidade cultural do concelho. A probótica, contempla a programação e a robótica, é uma área pensada tendo em conta a forte industrialização altamente avançada de ponto de vista tecnológico.
A partir do 2º Ciclo, e até ao final do ensino obrigatório, os alunos têm disponível no seu Cartão do Aluno um valor de 25,00€ para serem usados para material escolar a adquirir na papelaria da escola.
Os transportes escolares são concedidos aos alunos que residem a mais de 3km de distância da Escola, respeitando-se as normas estabelecidas de encaminhamento de matrículas. A Câmara Municipal mantém ainda os apoios nos Transportes Escolares, gratuitos para todos os alunos desde o 1º ano de escolaridade até ao final da escolaridade obrigatória.

PROJETOS EDUCATIVOS CHEGAM A QUEM MAIS PRECISA
A Câmara Municipal de Vale de Cambra tem no terreno, projetos que pretendem ir ao encontro dos que mais precisam. Isto é, por um lado o projeto IMPARIDADES, que desenvolve um programa de resposta aos alunos com autismo, através de um terapeuta especializado a tempo inteiro. Este projeto decorre através de um acordo institucional entre o Município, o Agrupamento de Escolas do Búzio e a Cooperativa Focus, disponibilizando um terapeuta especializado e a tempo integral, financiado pela Câmara de Vale de Cambra que desenvolve a capacitação das equipas docentes e a implementação de um programa de acompanhamento e monitorização das metas escolares, otimizando também, o envolvimento e apoio às famílias de modo a reforçar competências para um apoio mais confiante aos seus filhos.

Por outro lado, a Câmara Municipal assume por inteiro o projeto Raízes, aberto à comunidade , tendo como principal objetivo a promoção do sucesso educativo, através de uma resposta concertada entre os agentes educativos concelhios, intervindo na educação pré-escolar (crianças com 5 anos), alunos do 1º ciclo e alunos do 2º ciclo (5º ano). Durante o seu curto período de implementação (início em junho de 2018) o Raízes, ancorado no Gabinete de Avaliação e Intervenção, acompanhou individualmente 235 crianças, totalizando 1214 ações de avaliação e 2808 sessões de intervenção. Complementarmente tem vindo a desenvolver programas em contexto de sala de aula, envolvendo 1200 crianças de 70 turmas, num total de 460 sessões, contribuindo ainda ativamente para a capacitação dos atores educativos.

“Tem sido um percurso gratificante, baseado numa cultura de cooperação com o Agrupamento de Escolas, as Instituições locais, as associações de pais, as Juntas de Freguesia e sobretudo com as famílias, célula fundamental para o desenvolvimento equilibrado das nossas crianças e jovens”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, que explica ainda que “reconhecendo a importância do impacto do Projeto como recurso de apoio na promoção do sucesso educativo, o Município assumiu a sua continuidade para além do financiamento comunitário que terminou em dezembro de 2021”.

REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR
O parque escolar de Vale de Cambra tem sido objeto de melhorias ao nível das instalações, sendo de relevar, neste ano, a intervenção em curso na Escola de Vila Chã com um investimento que ascende aos 600 mil euros, financiados no âmbito de fundos comunitários (Norte 2020).
Durante o período estimado de 12 meses o edifício da escola de Vila Chã sofrerá obras de beneficiação/ampliação para responder às necessidades das crianças e alunos. Durante esse período, as aulas funcionarão nas instalações da Sede da Banda de Música de Vale de Cambra, tendo sido acauteladas as condições necessárias ao bom acolhimento das crianças.
Ainda durante a pausa letiva do Verão procedeu-se à intervenção no Jardim-de-Infância dos Dois, de modo a dotá-lo de instalações sanitárias no seu interior. Estão em fase de conclusão obras de beneficiação na Escola Básica de Janardo.